Móveis usados formarão laboratório

Para ficar completo, o Instituto Geral de Perícias (IGP) de Blumenau precisaria ter um laboratório de exames. O espaço está sendo montado com doações de armários e granito para balcão. O lugar servirá para receber o microscópio balístico anunciado pelo secretário de Segurança Pública, César Grubba, na audiência pública de segunda-feira.

Somente em 2010, foram encaminhados a Florianópolis 66 exames, que não puderam ser feitos aqui. O tempo para o resultado é de 60 dias. Quando estiver instalado na cidade, dará resultados em 15 dias. Porém, o problema é que o perito que trabalha com o equipamento já faz hoje outros trabalhos no IGP.

Se ninguém vier para o lugar dele, as perícias que ele faz atualmente atrasarão – diz o coordenador do IGP, Daniel Buhatem Koch.

Futuramente, a estrutura fará análise de drogas e comparação de impressões digitais. Koch lembra que 95% dos exames são feitos em pessoas vivas.

CONTRAPONTO

O que diz a Secretaria de Segurança Pública do Estado:

Por meio de assessoria de imprensa, a Secretaria de Segurança Pública explicou que o governo do Estado autorizou a chamada de 28 médicos auxiliares que serão distribuídos aos IGPs, sendo Blumenau uma das cidades contempladas. Porém, o número de pessoal ainda não está definido. Em relação ao envio de material de expediente, a explicação é que todas as compras são feitas pela Secretaria do Estado de Administração e distribuídas às demais secretarias. Como houve a transição de governo, muitas licitações venceram e foram necessários novos contratos. Estes já estão sendo refeitos e a situação deve ser normalizada em breve.

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12202.
Editoria: Segurança.
Página: 14.
Jornalista: Tatiana Santos (tatiana.santos@santa.com.br).