Ligações locais em 560 regiões

Os usuários de telefones fixos de 39 regiões metropolitanas e três regiões integradas de desenvolvimento do país poderão fazer chamadas a custo de ligação local para municípios com o mesmo DDD e que apresentem continuidade geográfica, a partir de sábado, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

De acordo com o comunicado, a mudança irá beneficiar, direta ou indiretamente, até 68 milhões de pessoas em cerca de 560 municípios. Essa revisão é feita anualmente.

– O novo regulamento amplia os critérios de definição de áreas locais, que passa a abranger o conjunto de municípios pertencentes a uma região metropolitana ou região integrada de desenvolvimento (Ride), que tenham continuidade geográfica e pertençam a um mesmo código nacional de área (DDD)- explica a agência, em nota.

Em Santa Catarina, foram contempladas as regiões da Grande Florianópolis, Chapecó, Vale do Itajaí, Norte e Nordeste catarinenses, Lages, Carbonífera e Tubarão. No país, também estão incluídas as regiões de Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Londrina (PR), Maringá (PR), Baixada Santista (SP), Campinas (SP), Belo Horizonte (MG), Vale do Aço (MG), Rio de Janeiro (RJ), Grande Vitória (ES), Goiânia (GO), Vale do Rio Cuiabá (MT), Salvador (BA), Aracaju (SE), Maceió (AL), Agreste (AL), Campina Grande (PB), João Pessoa (PB), Recife (PE), Natal (RN), Cariri (CE), Fortaleza (CE), Sudoeste maranhense (MA), Belém (PA), Macapá (AP), Manaus (AM), Capital (RR), Central (RR), Sul do Estado (RR).

Nas regiões de Foz do Rio Itajaí (SC), Grande São Luís (MA) e São Paulo (SP), os municípios já são considerados uma mesma área local. As Rides são Distrito Federal e entorno (DF/GO/MG), Polo Petrolina e Juazeiro (PE/BA) e Teresina (PI/MA).

Veículo: Jornal Diário Catarinense.
Edição: 9179.
Editoria: Economia.
Página: 14.