Promessa de análise agrada Comitê Pró-Federalização

Analisar com cuidado. Esta foi a promessa da presidente Dilma Rousseff para a criação da Universidade Regional do Vale do Itajaí. No discurso, a presidente afirmou que precisa conhecer o projeto e a repercussão para então externar compromisso. Junto com a duplicação da BR-470, a federalização da Furb é uma antiga reivindicação da região. Desde 2005, as lideranças acadêmicas e estudantis buscam a federalização da universidade.

O presidente do Comitê Pró-federalização, Clóvis Reis, viu com bons olhos a manifestação de Dilma. Disse que o fato de ela olhar o projeto com cuidado é uma garantia de que o assunto vai estar na pauta da presidência.

– Hoje o governo federal tem duas demandas com o Vale: a federalização da Furb e a duplicação da BR-470. Hoje (ontem) construímos um canal de diálogo sobre essas reivindicações – avaliou Reis.

Para facilitar a avaliação da presidente sobre o projeto, ao finalizar a cerimônia de entrega das casas, o presidente do Comitê entregou um relatório com os passos para a criação da Universidade Regional à presidente. Ele acredita que em 60 dias estejam concluídos os estudos financeiro, jurídico e de diretrizes institucionais solicitados pelo Ministério da Educação (MEC).

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12240.
Editoria: Política.
Página: 4.
Jornalista: Raquel Vieira (raquel.vieira@santa.com.br).