SC é o segundo com mais cortes de verba para obras viárias no país

 

FLORIANÓPOLIS – Santa Catarina está na segunda colocação entre os estados que mais terão verbas congeladas com as licitações suspensas por um mês no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). São seis concorrências de demandas catarinenses trancadas ou canceladas, que somam R$ 926,5 milhões. Outras cinco podem atrasar, incluindo a duplicação da BR-470. Somente o Rio Grande do Sul terá uma fatia maior de investimentos travados, com R$ 987 milhões.


A duplicação de 74,6 quilômetros da BR-280, anulada com a denúncia de escolha antecipada do vencedor e de corrupção no Ministério dos Transportes, seria a obra mais cara do país. Ao preço de R$ 885,6 milhões, ela supera os R$ 875 milhões da duplicação da BR-116, no Rio Grande do Sul. A diferença é que a extensão da rodovia do Estado vizinho é de 211 quilômetros, três vezes maior. Outra licitação envolvendo a BR-280, entre São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul, foi suspensa: a supervisão da ampliação do Túnel do Morro do Vieira.

Concorrências públicas para obras ferroviárias também estarão emperradas durante pelo menos um mês. A escolha da empresa que fará o projeto básico de engenharia e a que fará o estudo de impacto ambiental do Corredor Ferroviário de Santa Catarina ficará para depois. São duas etapas: a via férrea entre Itajaí e Chapecó, também conhecida como Leste-Oeste, e o trecho entre Jaraguá do Sul e Guaramirim. Elas estão orçadas em R$ 37,8 milhões. A obra da Leste-Oeste é de 622,4 quilômetros e considerada importante pois, além de baratear o transporte dos produtos agrícolas e pecuários do Oeste ao Porto de Itajaí, retiraria a circulação diária de 4 mil caminhões da BR-470. A licitação para seleção de empresa para revisar a EF-485, ferrovia idealizada para ligar os portos de Imbituba, Itajaí, Navegantes e São Francisco do Sul estava em fase principiante.

Como o investimento esperado para Santa Catarina é alto e esperado há anos para diminuir congestionamentos e acidentes, no caso das rodovias, e melhorar o escoamento agropecuário por meio das ferrovias, o secretário de Estado de Infraestrutura, Valdir Cobalchini vai à Brasília tomar, oficialmente, par da situação. O encontro será hoje à tarde com o diretor-geral interino do Dnit, José Enrique Sadok.


RANKING DO CONGELAMENTO

1º Rio Grande do Sul – R$ 987 milhões

2º Santa Catarina – R$ 926,5 milhões

3º Mato Grosso – R$ 389,41 milhões

4º Paraíba – R$ 373,558 milhões

5º Maranhão – R$ 307,09 milhões

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12267.
Editoria: Geral.
Página: 16.
Jornalista: Roberta Kremer (roberta.kremer@diario.com.br).