Em prol do desenvolvimento regional

Quando olhamos para trás, vemos que muitas conquistas foram alcançadas. Já quando vislumbramos o futuro, vemos que estamos almejando importantes desafios. Por isso, os 42 anos que a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) comemora neste 2 de agosto trazem a certeza de que muito fizemos para a construção do Médio Vale do Itajaí e de que muito ainda temos por realizar.

Fundada em 1969 pela Fundação Universitária de Blumenau para promover a integração e a organização dos municípios da região, a Ammvi, em sua trajetória, conquistou pleitos relevantes para o Médio Vale, como a criação da Região Metropolitana por lei estadual, profissionalização das administrações municipais, desenvolvimento da agricultura familiar, repasse direto do Salário Educação, aumento de repasses do Fundo de Participação dos Municípios e elaboração dos códigos tributários municipais.

Nesta caminhada, a Ammvi é destaque no Estado na aprovação das contas prestadas pelos prefeitos, na elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável para os municípios de pequeno porte, no assessoramento aos municípios quanto às diretrizes da Política Nacional de Saneamento Básico e na elaboração dos Planos Municipais de Saneamento. Além disso, temos os consórcios públicos que atuam em prol da saúde, turismo, cultura, meio ambiente, saneamento e infraestrutura urbana.

Mesmo com uma gama de conquistas, muito temos por alcançar, pois sabemos que o movimento municipalista almeja o fortalecimento dos municípios e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, foco de nosso trabalho e dedicação. Nas próximas décadas, estaremos comemorando a conquista de outros pleitos encampados pela Ammvi em prol do desenvolvimento sustentável do Médio Vale do Itajaí, região de população ordeira e perseverante que historicamente vem contribuindo para o desenvolvimento de Santa Catarina.

PAULO ROBERTO ECCEL|Prefeito de Brusque e presidente da Ammvi

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12285.
Editoria: Artigo.
Página: 2.