Antes das nove estações de Blumenau entrarem em operação, o monitoramento das chuvas era feito em 21 pontos onde estão instalados pluviômetros manuais. Pessoas treinadas pela Defesa Civil ainda fazem a medição nos dias de chuva por meio das réguas implantadas dentro do rio e ribeirões. Ao final do mês, os dados são encaminhados ao Ceops para serem catalogados, mas servem apenas para estudo da evolução histórica das chuvas.
Em abril de 2010, quando o Rio Itajaí-Açu chegou a 8,46 metros e inundou ruas em Blumenau, sete das 16 estações de monitoramento do Vale estavam inoperantes por problemas de conexão, falta de manutenção ou descalibradas. O meteorologista do Ceops, Dirceu Severo, defende que o transmissor é só uma parte da operação para obter os primeiros dados, mas os cálculos exatos precisam ser feitos pelos técnicos.
– Numa situação em que o rio suba rápido, é sempre necessário que alguém monitore manualmente as réguas dos rios para evitar que uma falha na transmissão prejudique a previsão das cheias – explica.
Com as informações obtidas nas estações, dependendo da quantidade de chuva no Alto Vale e do nível do rio no momento da medição, é possível prever a ocorrência de enchente na região de Blumenau com antecedência de seis a 10 horas.
Novo sistema deve medir chuva que chega às barragens
No Alto Vale, o Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) pretende começar em 30 dias a instalação do sistema de monitoramento do nível da água e da quantidade de chuva nos rios que desembocam nas três barragens para contenção de cheias em Taió, Ituporanga e José Boiteux.
Hoje, o que existe é o controle do nível de água acumulada nas barragens, e não nos rios. O gerente de Obras Hidráulicas e Barragens do Deinfra, Guilherme Bresciani, explica que o sistema em instalação no Alto Vale não será interligado com os números de Blumenau e região, controlados pelo Centro de Operação do Sistema de Alerta da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí (Ceops), ligado à Furb. Isto porque, de acordo com o Bresciani, Deinfra e Ceops não chegaram a um acordo sobre o compartilhamento de informações.
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12286.
Editoria: Geral.
Página: 10.
Jornalista: Cristian Weiss (cristian.weiss@santa.com.br).