Gaspar define quem fará reforma

GASPAR – A prefeitura anunciou ontem à tarde que a empresa Arcos Engenharia, de Londrina (PR), foi a escolhida para reformar a Ponte Hercílio Deeke, no Centro. A estrutura é a única ligação entre as duas margens do Rio Itajaí-Açu e também à BR-470 no município. Apesar de várias empresas terem procurado o edital da licitação, lançado em 29 de junho, apenas duas se habilitaram. A Arcos ganhou a concorrência ao apresentar proposta de R$ 2,9 milhões (o valor estimado pela prefeitura era de R$ 3,1 milhões). A outra empresa na disputa é de São Paulo e renunciou ao direito de recorrer da decisão.

A secretária de Planejamento e Desenvolvimento de Gaspar, Patricia Scheidt, acredita que todos os procedimentos burocráticos estejam resolvidos até o final deste mês. As obras estão previstas para começar no início de agosto.

A Ponte Hercílio Deeke tem problemas de infiltração e trincas. Há também um desnível na cabeceira da Margem Esquerda, que é sustentada por um calço de madeira. A ponte está interditada desde novembro do ano passado, quando foi determinado pela Justiça que somente veículos com no máximo cinco toneladas poderiam trafegar pelo local. A primeira restrição ocorreu em 2002, quando o peso foi limitado a 10 toneladas.

Toda a estrutura da ponte será reformada. Será feito um reforço nas cabeceiras, para evitar os problemas de desnível. Além disso, as laterais serão ampliadas, para abrir espaço para os ciclistas. Hoje, só há espaço para a travessia de pedestres. E também serão implantadas nova iluminação e sinalização no local.

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12273.
Editoria: Geral.
Página: 15.