O sonho vira realidade

Depois de seis anos de sonho, agora é realidade: Blumenau terá uma universidade federal. O anúncio será feito pela presidente Dilma Rousseff dia 16 de agosto, quando o governo federal apresenta as próximas etapas do plano nacional de expansão do Ensino Superior, confirmou ontem uma fonte do Ministério da Educação ao Jornal de Santa Catarina. Além de Blumenau, outras três cidades do país devem receber uma universidade pública gratuita.

Apesar do suspense do MEC sobre os municípios contemplados, a informação veio no final da tarde.

– Blumenau está dentro – disse ao Santa um interlocutor do ministro Fernando Haddad.

No final da tarde de ontem, o reitor da Furb, João Natel, postou a seguinte mensagem no microblog Twitter: "Parabéns, Vale, Blumenau. MEC define Federal campus Blumenau. Agora lutar Furb federal".

O prefeito João Paulo Kleinübing também confirmou, à tarde, que foi convidado pelo Palácio do Planalto para a cerimônia do dia 16 com a presença de Dilma. De manhã, o deputado federal e ex-prefeito Décio Lima (PT) assegurou que o anúncio era iminente.


A dúvida agora é saber se a Furb será incorporada à universidade federal de Blumenau, como deseja o Comitê Pró-federalização, se será criada uma nova estrutura ou se virá um braço da Universidade Federal de Santa Catarina – possibilidade considerada remota pela reitoria da UFSC, segundo reportagem do jornal O Globo do dia 6.

Apesar de estar satisfeito com a inclusão da cidade na lista do governo federal, Décio Lima foi claro ao diferenciar o anúncio do processo de federalização da Furb:


– Não significa que a presidente vai anunciar a federalização da Furb. A nossa próxima luta será esta: que esta nova universidade seja a Furb.

Mesmo sem a confirmação, o reitor, que ontem estava em Brasília mantendo contatos com políticos da região, foi enfático ao defender a incorporação da Furb.

– Ficaria muito estranho a cidade ter duas universidades: uma municipal e outra federal – analisou Natel.

O coordenador do Comitê Pró-federalização, Clóvis Reis, ficou entusiasmado com a notícia, mas ontem também não tinha mais informações a respeito. Após a confirmação da presidente, o governo federal deve apresentar um projeto de lei autorizando a criação das universidades.

Estudos feitos pela Furb, coordenados pelo Comitê, analisam a viabilidade financeira e jurídica da incorporação da Furb à nova universidade. Os trabalhos começaram no ano passado e foram intensificados nos últimos três meses. Ainda resta uma parte a ser concluída. Segundo o reitor, João Natel, todo o projeto deve ficar pronto no mês que vem. (Colaborou Fabio Schaffner)

ENTENDA O CASO

– Em 2005, um projeto de lei começou a tramitar no Senado, pedindo a federalização da Furb. O texto foi reformulado em 2010, sugerindo a criação de uma Universidade Federal do Vale do Itajaí (UFVI)

– Atualmente, o texto está sob análise da Comissão de Educação e Cidadania e deve passar ainda por outras duas comissões, antes de ter o aval da presidente Dilma Rousseff

– Paralelo à tramitação, o Comitê Pró-federalização elabora três estudos exigidos pelo MEC. O de custos e o pedagógico estão prontos. O jurídico está em andamento. O relatório final deve ser encaminhado mês que vem

– Na próxima terça-feira, a presidente Dilma Rousseff vai anunciar a criação de novas universidades federais no país. Entre elas, uma universidade pública gratuita em Blumenau

– Após o anúncio, o governo federal deve apresentar um projeto de lei autorizando a criação destas universidades. No caso de Blumenau, como já há um projeto tramitando desde 2005, o governo poderá aproveitar este mesmo material

– Com o projeto sancionado pela presidente e os estudos aprovados pelo MEC, a universidade será concretizada

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12293.
Editoria: Política.
Página: 4.
Jornalista: Giovana Pietrzanka (giovana@santa.com.br).