Cerca de 400 pessoas participaram de uma manifestação, na noite de ontem, pedindo que a Furb seja incorporada à nova universidade. O movimento, denominado Sou Pela Furb Federal, foi organizado de forma espontânea por alunos, professores e funcionários da instituição como como forma de apoio à causa.
Tudo foi feito via redes sociais. Criado na terça-feira, o movimento já contava com a participação de 12,5 mil pessoas até as 21h de ontem.
A participação impressionou os primeiros apoiadores, como o professor Oklinger Mantovaneli Junior, surpreso com a velocidade de adesões.
– Todo mundo comprou a ideia. Este espaço tenta demonstrar que a comunidade não está apática e tem um canal para manifestar apoio à causa – disse Mantovaneli.
O estudante Gustavo Marques Krelling, aluno do curso de Direito da Furb e um dos idealizadores do movimento, disse que a intenção era que o canal servisse como forma de expressão da democracia.
– É para ser uma maneira de pressionar pela federalização e mostrar que a comunidade regional está unida neste assunto – disse.
Krelling observou que o grupo quer que esta mobilização chegue ao governo federal, para pressioná-lo a apoiar a federalização da Furb.
Veículo: Jornal Diário Catarinense.
Edição: 9258.
Editoria: Geral.
Página: 34.
Jornalista: Giovana Pietrzaka (giovana@santa.com.br).