Dilma anuncia instalação da federal hoje

A presidente Dilma Rousseff anuncia hoje, às 11h, em Brasília, a instalação de uma universidade federal em Blumenau. O anúncio faz parte do Plano Nacional de Expansão do Ensino Superior e contemplará outras cidades do país. Uma comitiva blumenauense acompanhará o evento. O reitor da Furb, João Natel; o presidente do Comitê Pró-federalização, Clóvis Reis; o prefeito João Paulo Kleinübing, os deputados federais Décio Lima (PT) e João Pizzolatti (PP) estarão na cerimônia.

Depois do anúncio, o MEC convocou reunião com Kleinübing. Clóvis e Natel terão outro encontro com o ministério para discutir a possibilidade de incorporação da Furb. A mesma fonte do MEC que confirmou a implantação de universidade federal em Blumenau afirma que a possibilidade de integrar a Furb no projeto está descartada. A cidade deve ganhar um campus da UFSC.

– Qualquer iniciativa do governo federal é válida. O modelo a ser seguido (para incluir a Furb no projeto da universidade federal em Blumenau) podemos discutir, mas deve passar pelo seguinte tripé: cessão de patrimônio, alunos e servidores da Furb – avaliou Clóvis.

Reitor da UFSC garante que nova federal exclui a Furb

O Comitê Pró-federalização agendou para hoje, às 18h30min, uma avaliação pública sobre o tema. Será em frente à biblioteca do Campus 1 e aberto à comunidade.

O reitor da UFSC, Alvaro Prata, que também participará da cerimônia em Brasília, esperava que fosse criada uma nova instituição federal, e que a implementação dela fosse conduzida pela Furb:

– Nos frustrou muito quando soubemos, sexta-feira, que em vez de uma nova universidade serão criadas novas vagas em universidades federais, e que a vontade do MEC é que fiquem em Blumenau.

Ele não sabe como isso será feito e nem se será uma extensão da UFSC. (Colaborou Daniela Matthes)

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12297.
Editoria: Política.
Página: 4.