Passeata leva mais de 3 mil pessoas às ruas do Centro

BLUMENAU – Alunos, servidores, professores e lideranças políticas foram às ruas sexta-feira à noite para manifestar o apoio ao projeto de incorporação da Furb à nova universidade federal. Apesar de não haver um número oficial, estima-se que mais de 3 mil pessoas aderiram à causa.

Os manifestantes percorreram as principais ruas entre o Campus 1 da universidade e a prefeitura, com direito a caras-pintadas, camisetas da universidade, faixas, apitos, buzinas, tambores e carro de som. Entoavam gritos de guerra e explicavam às pessoas da vizinhança o motivo da manifestação. Diante da quantidade de público, a Guarda Municipal de Trânsito e a Polícia Militar, que deram suporte ao movimento, tiveram de bloquear o trânsito em trechos do trajeto.

O coordenador do Comitê Pró-Federalização, Clóvis Reis, destacou o sucesso da ação, que, segundo ele, foi a maior manifestação em prol da Furb Federal. Ele está otimista que, com o manifesto, parlamentares e membros do governo federal se sensibilizem para viabilizar o projeto.

– É a melhor proposta para a nossa região – resumiu, relembrando que terça-feira, em Brasília, a União deve anunciar oficialmente a criação de uma universidade federal em Blumenau.

Antes do início da passeata, em um ato solene, o reitor da Furb, João Natel, e outras lideranças discursaram sobre o projeto, inflamando os manifestantes.

Outro manifesto está marcado para sábado. O grupo fará uma manifestação simultânea pelo microblog Twitter. O "tuitaço" pedindo a Furb Federal está previsto para ocorrer a partir das 14h.

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12295.
Editoria: Política.
Página: 6.
Jornalista: Everton Siemann (everton.siemann@santa.com.br).