Apesar da confirmação ontem da criação de um campus da UFSC em Blumenau, a universidade já marca presença na cidade desde 2009. Por meio do Programa Universidade Aberta, do governo federal em parceria com o governo catarinense, a UFSC oferece vagas em cursos de graduação (Letras/Português e Física) e especialização (Gestão Pública Municipal) de ensino a distância, além de cursos de educação continuada para professores da rede pública.
O polo de Blumenau funciona desde abril de 2009, e ano que vem passará a oferecer a pós-graduação em Filosofia. Em 2012, Blumenau passará a contar ainda com o Instituto Federal Catarinense (IFC), que está em processo de implantação. Com foco na área de tecnologia, o instituto, que é uma autarquia da União e atua de maneira independente, vai oferecer os cursos técnicos no Ensino Médio (Secretariado e Informática) e Superior (Engenharia Mecânica).
Segunda-feira, a reitoria do IFC se reunirá com reitores das demais instituições federais de ensino do Estado. A assessoria do instituto não descarta a possibilidade de uma parceria com a UFSC.
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12298.
Editoria: Política.
Página: 6.
Jornalista: Tatiana Santos (tatiana.santos@santa.com.br).