Vale do Itajaí terá direito a 2,1 mil cirurgias

 

BLUMENAU – O Vale do Itajaí terá direito a 2,1 mil cirurgias das 22,6 mil previstas no mutirão, organizado pelo Estado, para reduzir a fila de espera nos procedimentos de média complexidade. Sete hospitais já estão confirmados e farão cirurgias de oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, cirurgia geral e sistema circulatório. Mas o número de unidades participantes pode aumentar. Os hospitais Santa Isabel e Santo Antônio, em Blumenau, vão analisar com o corpo clínico se haverá capacidade para atender a fila de espera. A decisão sai hoje.

Conforme a gerente Regional de Saúde, Edite Aparecida Adriano, a lista dos hospitais da região de Blumenau que participarão do mutirão será entregue ao governo do Estado, que vai elaborar o termo de compromisso com as unidades para que cumpram a quantidade de cirurgias mensais combinadas.

– A previsão é de que os procedimentos comecem no final do mês – informa.

As operações serão feitas gradativamente em cada unidade participante até atingir o limite. Mas a intenção da Secretaria do Estado da Saúde é manter o programa permanentemente. A previsão para concluir as 22,6 mil operações em todo o Estado é de um ano e meio.

A ideia é usar a estrutura dos 290 hospitais que atendem pelo SUS para reduzir as filas de espera nas quatro especialidades mais procuradas: oftalmologia, otorrinolaringologia, ortopedia e cirurgia geral.

Hospitais receberão R$ 10 mil a cada 50 operações

Os hospitais que aderirem à iniciativa receberão até R$ 10 mil para cada 50 cirurgias efetuadas. O valor só não será repassado às cirurgias de oftalmologia, que já têm preço atualizado com o SUS, e por isso podem começar os procedimentos imediatamente. As demais especialidades operam com defasagem de até 60% do custo real da cirurgias.

A distribuição dos pacientes obedecerá os critérios de tempo de permanência na fila de espera e na urgência. O levantamento está sendo feito pela Gerência Regional de Saúde. Se em um município a demanda exceder o limite estabelecido, poderá ser feita a distribuição dos pacientes para cidades com menor procura.

DISTRIBUIÇÃO DAS CIRURGIAS*

Timbó

– Hospital e Maternidade Oase fará 170 cirurgias gerais e 130 ortopédicas

– Hospital de Olhos Freitag fará 110 cirurgias de catarata

Indaial

– Hospital Beatriz Ramos fará 47 cirurgias gerais, 30 de ortopedia e 32 de catarata. A direção define hoje se fará cirurgias de otorrinolaringologia

Gaspar

– Hospital Nossa Senhora Perpétuo Socorro fará 40 cirurgias gerais e seis ortopédicas. Define hoje se fará outras cirurgias de ortopedia e de otorrinolaringologia

Pomerode

– Hospital e Maternidade Rio do Testo fará oito cirurgias gerais e seis de otorrinolaringologia

Blumenau

– O Hospital Misericórdia fará 65 cirurgias gerais e 150 de catarata

– Os hospitais Santa Antônio e Santa Isabel decidem hoje se farão cirurgias de ortopedia e cirurgia geral

Brusque

– Hospital e Maternidade Dom Joaquim fará cirurgias de catarata, mas ainda não divulgou a quantidade

*Confira listagem completa das cirurgias que cada hospital fará em santa.com.br

Fonte: Gerência Regional de Saúde de Blumenau

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12297.
Editoria: Geral.
Página: 11.
Jornalista: Cristian Weiss (cristian.weiss@santa.com.br).