Único hospital de Blumenau a confirmar a adesão ao mutirão estadual das cirurgias, o Misericórdia, na Vila Itoupava, fará 215 cirurgias por mês. A maior parte, 150 delas, de catarata. As demais são de varizes, vesícula e hérnia. As primeiras cirurgias oftalmológicas pelo mutirão começam no fim de semana, com 55 pacientes já agendados.
O número de procedimentos destinados pelo mutirão é mais do que o executado mensalmente pelo Misericórdia, cuja média regular é de 150 cirurgias. A fila de espera de pacientes oftalmológicos é a segunda maior do Vale, e o Misericórdia é o hospital da região que executará o maior número de procedimentos de uma única especialidade.
Administrador do hospital, Atilano Laffin garante que a unidade terá condições de absorver a demanda. Com três oftalmologistas no atendimento, a unidade já executou 5 mil cirurgias de catarata desde 2002. A unidade está se firmando como referência no atendimento oftalmológico. Conforme Laffin, um pedido foi encaminhado a SC Transplantes para tornar o Misericórdia o primeiro da região a transplantar córneas. Faltam alguns documentos a serem definidos com o Conselho Regional de Medicina antes de encaminhar a solicitação ao Ministério da Saúde.
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12297.
Editoria: Geral.
Página: 11.
Jornalista: Cristian Weiss (cristian.weiss@santa.com.br).