Municípios queixam-se do programa

Secretários de saúde e dirigentes de hospitais reclamam da falta de informações sobre o mutirão das cirurgias. Segundo eles, dois problemas emperram o andamento do programa: o valor oferecido po procedimento e o número de pacientes beneficiados.

A origem das reclamações parte do fato dos municípios não terem sido consultados sobre os detalhes do mutirão, durante a elaboração. Segundo o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina, Eloi Trevisan, os secretários estão desorientados, já que a maioria ficou soube pela TV.

Valores se equivalem à tabela do SUS

Os primeiros detalhes do mutirão só chegaram ao conhecimento dos municípios nove dias depois do lançamento oficial, em 3 de agosto. Nesta data, a cúpula da Secretaria do Estado da Saúde teria apresentado os valores a serem pagos aos hospitais: R$ 10 mil a cada 50 cirurgias. Quantia considerada baixa para o sistema hospitalar e quase no mesmo patamar da tabela do SUS.

Segundo o diretor-presidente da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Santa Catarina, Tércio Kasten, há 82 hospitais que têm interesse em integrar o mutirão, mas se veem com as mãos amarradas.

CONTRAPONTO

O que diz o secretário de Estado da Saúde, Dalmo Claro de Oliveira:

Apesar do programa estar passando por ajustes, Oliveira diz que até setembro todo o Estado estará com as cirurgias em andamento. Joinville começou no fim de semana. Blumenau será o próximo. Quanto ao valor oferecido pelas cirurgias, argumenta:

– Essa história de não ser suficiente depende da ótica de cada um. Se for necessário avaliar o valor no decorrer do processo, nós vamos negociar, não é uma questão fechada. Mas por estes R$ 200 já temos 62 hospitais confirmados.

Sobre a fila de espera, diz:

– Estamos disponibilizando recurso e os municípios que foram pró-ativos saíram à frente. Por isso, Joinville já começou o mutirão. Se as secretarias não sabem qual orientação dar aos pacientes, que me passem o nome e o telefone das pessoas que entramos em contato.

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12297.
Editoria: Geral.
Página: 11.
Jornalista: Cristian Weiss (cristian.weiss@santa.com.br).