Fórum de prevenção a cheias promove audiência

O deputado estadual Jean Kuhlmann (DEM/PSD) pretende promover, até o final de setembro, uma audiência pública para discutir os episódios da enchente da última semana e avaliar de que forma essas experiências podem contribuir e receber auxílio do trabalho parlamentar. O blumenauense preside o Fórum Permanente de Aprimoramento do Sistema de Proteção Contra as Enchentes, responsável por estudos e políticas públicas de prevenção há três anos na Assembleia Legislativa.

Segundo o deputado, o encontro já estava em discussão na semana passada, antes dos estragos causados pelas chuvas, mas reuniria apenas o departamento de infraestrutura do governo do Estado, com a intenção de definir investimentos para a ampliação do sistema de telemetria da Bacia do Rio Itajaí. Com as cheias, o parlamentar decidiu convidar também os representantes da Defesa Civil. "Assim, pretendemos ampliar o debate e identificar as demandas necessárias à prevenção", destaca.

Monitoramento

Kuhlmann destacou ainda que entregou segunda-feira (12), à Secretaria de Administração de Blumenau, um estudo propondo a implantação de um sistema de medição do nível do Rio Itajaí-Açu semelhante ao adotado pelas barragens do Alto Vale, com atualização em tempo real, câmeras ao vivo na internet e controle eficaz da evolução das águas. "Precisamos aprimorar esse sistema para dar mais confiança à população em novos casos de chuva intensa", destaca.

A implantação por parte da Furb de 16 estações de telemetria ao longo do rio também ganhou atenção do parlamentar com garantia de investimento para enviar os dados das medições a um satélite, que permitirá mais confiabilidade nas leituras e previsões relacionadas ao nível do Rio Itajaí-Açu.

Veículo: Jornal Folha de Blumenau.
Edição: 474.
Editoria: Política.
Página: 5.