O futuro das barragens

A Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) está elaborando um projeto de ampliação da capacidade das barragens de Taió e Ituporanga. O estudo prevê um aumento de dois metros no vertedouro da barragem Oeste, em Taió, o que representará um aumento de 20% da capacidade de contenção de água, que passará de 83 milhões de metros cúbicos para 99,7 milhões. A barragem Sul, de Ituporanga, terá o vertedouro quatro metros mais alto, o que proporcionará 25% de acréscimo na capacidade da estrutura, que comportará 126 milhões de metros cúbicos. A capacidade atual é de 93,5 milhões de metros cúbicos.

A ampliação das duas barragens irá minimizar a ação das chuvas no Vale do Itajaí e poderá evitar situações como a de ontem. Devido à precipitação de segunda e terça-feira e com o aumento no nível do rio, às 9h30min a barragem de Ituporanga transbordou. O último transbordamento havia ocorrido dia 10 de agosto, à 1h45min. O operador da barragem José Antônio Lenzi explica que se formou um filete de água de cinco centímetros, que à tarde chegou a 35 centímetros. Às 14h, a primeira comporta foi aberta e três horas depois, outra, com o nível da água 50cm acima do vertedouro.

No momento, o grupo japonês está levantando os custos para aumentar as estruturas e o próximo passo, ainda sem data definida, é a apresentação do projeto ao Conselho Gestor de Administração do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra).

De acordo com o engenheiro do Deinfra Luiz Antônio Vieira, o convênio e a contrapartida só devem ser decididos após a conclusão do projeto.

– Se o convênio com o Jica não for firmado, vamos buscar verbas com o governo do Estado e União – explica Vieira.

Outras comportas devem ser abertas hoje e amanhã

No caso de ontem, a abertura das comportas não agravou a situação do Rio Itajaí-Açu, que estava em 7,8 metros às 15h.

De acordo com Lenzi, hoje de manhã a terceira comporta será aberta e de tarde a quarta. A previsão é de que amanhã seja aberta a última comporta. A água demora duas horas para chegar a Ituporanga e 24 horas para chegar a Blumenau. Segundo Lenzi, com a abertura das comportas o nível do rio aumentará cinco centímetros.

Na Barragem Oeste, em Taió, que estava com 55% da capacidade ocupada, as sete comportas permaneciam fechadas às 17h de ontem. Em José Boiteux, a Barragem Norte estava com 23,2% de ocupação e as duas comportas fechadas.

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12311.
Editoria: Geral.
Página: 16.