Pagamento começa dia 24 em nove centrais

 

BLUMENAU – O pagamento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aos atingidos pela enchente no Vale do Itajaí vai começar dia 24 de outubro. A informação foi confirmada pela Caixa na tarde de ontem.

O saque poderá ser feito mediante cadastro dos trabalhadores nas nove cidades que vão funcionar como centrais de atendimento do FGTS. São elas: Blumenau, Itajaí, Rio do Sul, Navegantes, Brusque, Timbó, Ituporanga, Presidente Getúlio e Taió. Os locais de atendimento já foram definidos (veja tabela).

Agora, a Caixa trabalha na definição do cronograma de pagamento e na distribuição das cidades pelas centrais. Provavelmente, o saque funcionará como em 2008, pelas iniciais do nome. A relação deve ser divulgada a partir do dia 17.

Para cumprir com estes prazos, a Caixa estabeleceu uma data-limite para que os municípios que decretaram estado de emergência, como Blumenau, entreguem o Relatório de Avaliação de Danos (Avadan).

As prefeituras têm até o dia 13 para encaminhar o documento. É este relatório que vai delimitar quantas pessoas foram efetivamente atingidas pela enchente e terão direito ao saque de até R$ 5,4 mil do FGTS.

Os 11 municípios do Vale em estado de calamidade não precisam apresentar o documento, pois a União liberou o saque integral a todos os moradores.

A prefeitura de Blumenau pretende entregar o documento hoje. Um primeiro levantamento, divulgado no final do mês de setembro, apontou 394 ruas atingidas pela enchente. Este número precisou ser revisto porque a cota de enchente também sofreu alterações. Passou de 12,60 metros para 12,80 metros para se igualar à referência topográfica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com este pico, o número de ruas atingidas aumentou.

Rio do Sul atenderá outros 12 municípios vizinhos

Entre os dias 17 e 21, a Caixa vai montar a estrutura e logística de atendimento. Neste período é que será divulgado o cronograma oficial de pagamento e os documentos necessários para o cadastro

As cidades que funcionarão como centrais de atendimento vão atender também cidades vizinhas. Como é o caso de Rio do Sul, que deverá contemplar outros 12 municípios da região do Alto Vale.

A Caixa informa que haverá cidades onde o cadastro para o saque do FGTS será feito na agência do próprio município, porque os beneficiados serão poucos e não justificaria a instalação de uma central de atendimento. Esta escala será anunciada dentro de duas semanas.

O SAQUE DO FGTS

Centrais de atendimento

– Blumenau: Ginásio Sebastião Cruz (o Galegão)

– Itajaí: Ginásio Gabriel Colares

– Rio do Sul: Centro de Eventos Hermann Purnhagen

– Navegantes: Pavilhão Municipal, ao lado do Ginásio de Esportes

– Brusque: ainda não definiu

– Timbó: Escola Municipal Padre Martinho Stein

– Ituporanga: Pavilhão de Esportes João Carlos Thiesen

– Presidente Getúlio: Ginásio de Esportes Pereirão

– Taió: Salão da Paróquia Cristo Rei

 

Quem tem direito

– Saque integral: municípios que decretaram calamidade pública (Aurora, Agronômica, Brusque, Ituporanga, Presidente Getúlio, Rio do Sul, Laurentino, Lontras, Taió, Rio do Oeste e Trombudo Central)

– Saque com limite de R$ 5,4 mil: todos os municípios que decretaram situação de emergência, como Blumenau e Itajaí. Nestas cidades, apenas moradores de ruas atingidas terão direito ao saque. A única exceção deve ser Timbó, onde a prefeitura reivindica a liberação para todos.

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12342.
Editoria: Economia.
Página: 8.
Jornalista: Giovana Pietrzacka (giovana@santa.com.br).