BLUMENAU – A reivindicação por mais policiais para o Vale do Itajaí começa a ser atendida. Hoje, às 10h, no 10º Batalhão, 34 soldados concluem o Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar e passam a integrar o quadro efetivo da 7ª Região, composta por 44 municípios. Rio do Sul e Brusque receberão seis soldados cada um. Os outros 22 ficarão no batalhão de Blumenau.
– A maioria ficou aqui devido aos muitos pedidos das autoridades e setores da cidade. Eles inclusive já estão trabalhando nas ruas – explica o comandante da 7ª Região, coronel Álvaro Luiz Alves.
Apesar de mais da metade dos soldados ficarem na cidade, o efetivo está longe do ideal. Com a inclusão dos 22, Blumenau terá 314 policiais militares. Segundo o Censo 2010, do IBGE, o município tem hoje 309 mil habitantes. A cidade terá, portanto, um policial para cada 984 moradores. A recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU) é de um policial militar para cada 250 pessoas. Para alcançar esse número, o efetivo precisa praticamente ser quatro vezes maior.
A expectativa por um novo reforço do efetivo aumenta com o início da formação de uma turma de 42 alunos, de um grupo de 80 destinados somente para Blumenau, conforme anunciado pelo secretário de Segurança, César Grubba, durante audiência pública em abril. Eles começarão o curso amanhã, no 10º Batalhão. Comandante geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Nazareno Marcineiro explica que a vinda de apenas metade do grupo ocorre devido à baixa procura de candidatos:
– Tivemos dificuldades de recrutamento e, por isso, este grupo não virá de uma só vez.
Para preencher o quadro, a promessa é de que 18 soldados venham de um curso em andamento na Capital e o restante, de um novo concurso que será anunciado pelo Estado. Este é o começo de uma manobra que promete mais 163 policiais militares para o Vale até 2012.
– Até março do ano que vem conseguiremos repor o déficit do efetivo. Com isso, começamos a respirar. O que vier além disso poderemos contar como reforço – admite Alves.
Novos policiais chegam ao batalhão com material de trabalho
Presidente da Associação Empresarial de Blumenau (Acib), Ronaldo Baumgarten Júnior diz que a vinda de mais policiais traz tranquilidade a quem cobra promessas:
– Está longe do que a gente espera, mas, pelo menos, é possível ver que o governo do Estado tem boa vontade e está cumprindo com a palavra.
Os policiais que se formam hoje começaram o curso em março, na Capital. Eles tiveram 1.430 horas aulas e todos possuem nível superior. Inicialmente, a turma tinha 35 integrantes, mas um aluno morreu num acidente de trânsito. A formação contemplou 465 alunos para todo o Estado. Ao contrário de anos anteriores, estes soldados chegam ao batalhão com material de trabalho. O kit, que custa aproximadamente R$ 3 mil, é composto por colete, coldre, cinto, cassetete e pistola ponto 40, que ficará sob responsabilidade do policial mesmo fora do horário de trabalho.
Data: 17 de outubro de 2011
Veículo: Jornal de Santa Catarina
Edição: 12348
Editoria: Segurança
Página: 18
Jornalista: Tatiana Santos (tatiana.santos@santa.com.br)