Começa montagem da estrutura para pagamento

BLUMENAU – O Ginásio Sebastião Cruz, o Galegão, recebeu ontem os equipamentos que serão usados pela Caixa para fazer o cadastramento dos beneficiados pelo saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), em Blumenau. Técnicos vão começar a instalação dos sistemas de informática e telefonia e de móveis.

A expectativa é iniciar o cadastro dos beneficiados segunda-feira. A listagem das 500 ruas atingidas pela enchente de setembro está prevista para ser liberada pela Caixa até sexta-feira.

Em paralelo à análise das ruas, a Caixa trabalha na elaboração do cronograma de atendimento que deve começar por ordem de letras, assim como ocorreu em 2008. Ou seja, serão atendidos primeiro as letras que tiverem menos pessoas cadastradas. Esta relação fica pronta até o final de semana.

Além de Blumenau, outras seis centrais de atendimento do FGTS no Vale do Itajaí, entre elas Rio do Sul e Itajaí, também vão começar o cadastramento dia 24. As duas únicas exceções ficam para Brusque e Taió, que vão iniciar apenas dia 31 de outubro (veja tabela).

Em Trombudo Central poderão sacar somente moradores atingidos

Nos dias 9 e 12 de setembro o município de Trombudo Central teve dois decretos oficializados: de situação de emergência e de calamidade pública, respectivamente. Por enquanto, o governo federal ratificou apenas a situação de emergência. É com base neste documento que a Caixa trabalha para elaborar a lista dos beneficiados pelo saque do FGTS.

Portanto, em princípio, somente os moradores das ruas atingidas pela enchente de setembro é que serão beneficiados com o FGTS, com limite de R$ 5,4 mil por conta. O pagamento deve ocorrer a partir de segunda-feira.

CENTRAIS DE ATENDIMENTO

Cidade/Local / Início do cadastramento Blumenau – Ginásio Galegão – 24/10

Itajaí – Ginásio Gabriel Colares – 24/10

Rio do Sul – Centro de Eventos Hermann Purnhagen – 24/10

Navegantes – Pavilhão ao lado do Ginásio de Esportes – 24/10

Brusque – Arena Multiuso – 31/10

Timbó – Escola Municipal Padre Martinho Stein – 24/10

Ituporanga – Pavilhão de Esportes João Carlos Thiesen – 24/10

Presidente Getúlio – Ginásio de Esportes Pereirão – 24/10

Taió – Salão da Paróquia Cristo Rei – 31/10

 

QUEM PODE SACAR

Cidades que decretaram calamida terão direito ao saque integral do FGTS

Agronômica, Aurora, Brusque, Ituporanga, Laurentino, Lontras, Presidente Getúlio, Rio do Oeste, Rio do Sul e Taió

Cidades que decretaram emergência terão direito ao saque parcial do FGTS

Agrolândia, Apiúna, Ascurra, Atalanta, Balneário Camboriú, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Braço do Trombudo, Camboriú, Canelinha, Dona Emma, Gaspar, Guabiruba, Ilhota, Indaial, Itajaí, Itapema, José Boiteux, Mirim Doce, Navegantes, Nova Trento, Penha, Petrolândia, Pouso Redondo, Presidente Nereu, Rio do Campo, Rio dos Cedros, Rodeio, Santa Terezinha, São João Batista, Tijucas, Timbó, Trombudo Central, Vidal Ramos, Vitor Meireles, Witmarsum

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição:
Editoria: Economia.
Página: 9.