Dúvidas e filas marcam primeiro dia de atendimento

INDAIAL – Dúvidas marcaram o primeiro dia de atendimento para liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em Indaial ontem. O município foi o primeiro do Vale do Itajaí a começar o cadastro para os atingidos pela enchente do mês de setembro. Houve filas. No começo da manhã, havia cerca de 100 pessoas esperando atendimento na rodoviária, onde a estrutura foi montada. Um dos principais questionamentos era em torno da documentação, especialmente em relação ao comprovante de residência. Alguns moradores não têm imóvel no nome e moram em ruas apontadas no relatório da Defesa Civil. Nestes casos, a orientação dada pela Caixa e pela prefeitura é apresentar a certidão de casamento ou a escritura de união estável. Hoje o atendimento começa em Aurora.

A lista de documentos é grande. Por isso, há mais de duas semanas, a prefeitura encaminhou um folder explicativo a cada uma das casas atingidas pela enchente para as pessoas providenciarem os papéis. O gerente da Caixa de Indaial, Pedro Belotto, alerta, entretanto, que somente as pessoas atingidas e que moram nas ruas listadas é que terão direito ao saque do FGTS.

– Não adianta vir para cá se não morar em uma das ruas atingidas – diz Belotto.

Ele lembra que a Defesa Civil tem a lista e faz, já na fila, uma triagem para evitar aglomerações desnecessárias. Ali mesmo, verifica a documentação de cada morador e orienta para providenciar cópias ou buscar novos papéis, caso necessário.

Em Indaial, segundo dados da Defesa Civil, 93 ruas foram atingidas pela enchente, o que corresponde a 460 residências, ou cerca de 1 mil pessoas (veja tabela abaixo). Estes moradores poderão fazer o saque parcial do FGTS (no valor máximo de R$ 5,4 mil por conta) dentro de 30 dias. A estimativa da superintendência da Caixa é que o dinheiro injetado na economia da cidade com o fundo gire em torno de R$ 3 milhões a R$ 4 milhões. 

Veículo: Jornal de Santa Catarina
Edição: 12355
Editoria: Geral
Página: 7
Jornalista: Giovana Pietrzacka (giovana@santa.com.br)

Comentar notícia