Defesa Civil elabora nova lista

BLUMENAU – A Defesa Civil está elaborando uma lista complementar de ruas atingidas pela enchente de setembro. Neste novo documento, segundo o secretário da pasta, José Egídio de Borba, vão constar ruas e residências que tiveram pontos isolados de alagamentos e deslizamentos de terra, casos não contemplados na primeira listagem de 500 ruas divulgada sexta-feira.

Muitas destas situações surgiram de reclamações de moradores que habitam ruas atingidas pela cheia, mas que estavam fora da primeira lista. Até segunda-feira, a Defesa Civil já contava com 63 casos de pontos isolados de alagamentos. O direito ao saque do FGTS a estes trabalhadores ainda não está confirmado.

Há casos, segundo Borba, de casas no Bairro Itoupava Central, por exemplo, que foram alagadas mesmo estando em local onde a cota de enchente é de 15 metros (bem acima do pico da enchente de setembro, que foi de 12,60 metros). O alagamento, neste caso, ocorreu por conta dos ribeirões que transbordaram. Como a primeira lista só contemplou ruas com o pico máximo de enchente, esta vias ficaram fora do levantamento, esclarece a Defesa Civil.

Na lista complementar também vão constar casas que foram atingidas por deslizamentos de terra e que, também, não entraram na primeira relação. São cerca de 400 imóveis afetados por deslizamentos durante a enchente de setembro. Há casos em que moradores foram orientados a sair das residências e outros em que a Defesa Civil emitiu parecer de desmonte técnico ou de interdição. Todos devem aparecer na segunda lista.

– Estamos levantando todos estes casos. Devemos concluir este segundo levantamento até o final de semana – prevê Borba.

Nos dois casos, a Defesa Civil vai emitir um laudo confirmando que os moradores foram atingidos pela enchente. Este documento será encaminhado para a Caixa que deverá fazer uma nova análise. O gerente regional de atendimento e negócios da Caixa para o Vale do Itajaí, José Francisco Zimmermann, esclarece que a Caixa fará "um esforço para pagar o FGTS para todos que têm direito". Mas os moradores das ruas que aparecerem na segunda listagem terão de esperar. Por enquanto, não há previsão de cronograma de pagamento para estas pessoas.

Para os moradores das 500 ruas beneficiadas, já homologada pela Caixa, o atendimento para saque do FGTS começa amanhã, no Galegão, conforme cronograma de letras (iniciais dos nomes) pré-estabelecido. O início do cadastro também ocorre em Brusque, Itajaí, Rio do Sul e Rodeio. 

Veículo: Jornal de Santa Catarina
Edição: 12364
Editoria: Economia
Página:7

Comentar notícia