Novo calendário deve sair hoje

BLUMENAU – A Caixa deve divulgar hoje um novo calendário parcial de atendimento para saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Na lista, constarão datas e letras de cadastramento para o início da semana que vem. Ontem, primeiro dia de atendimento em quatro das cidades mais atingidas pela enchente de setembro Blumenau, Itajaí, Brusque e Rio do Sul , o movimento foi tranquilo.

Nos quatro municípios, a madrugada começou com filas, mas a espera reduziu assim que os portões foram abertos. Em Brusque, o primeiro a requerer o benefício chegou à Arena Multiuso às 2h. Em Blumenau, a fila começou às 5h30min, e em Rio do Sul, às 6h30min.

Seis minutos é o tempo médio estimado para o atendimento no caixa, após o trabalhador ter passado pela triagem dos documentos. O gerente regional de atendimento e negócios da Caixa Econômica Federal para o Vale do Itajaí, José Francisco Zimmermann, recomenda que não é necessário madrugar na fila. Zimmermann garante que os trabalhadores podem ir na hora que inicia os trabalhos, às 9h, que o atendimento será rápido.

Em Blumenau, o morador Thiago Lippel Werner, 26 anos, levou menos de 10 minutos para passar por todos os procedimentos. Ele saiu do trabalho do terceiro turno e foi direto ao Galegão, onde a estrutura da Caixa foi montada. Desde às 5h45min estava na fila. Tinha sido o segundo a chegar, mas percebeu que não era necessário ir ao estádio tão cedo. Às 8h15min, atendentes da Caixa iniciaram a triagem. Logo em seguida, às 9h, os portões foram abertos e Thiago passou por uma nova conferência de documentos, recebeu a senha de atendimento e foi encaminhado para o interior do Galegão. Não ficou nem dois minutos sentado e foi chamado. Saiu do local já sabendo o valor a que tem direito e quando poderá receber.

– Com o dinheiro pretendo reformar a casa e comprar alguns móveis – conta Thiago.

Apenas apartamentos alagados têm direito ao saque

Uma das principais dúvidas levantadas em Blumenau é quanto aos moradores que moram em edifícios. Pela manhã, algumas pessoas foram até o Galegão com comprovante de residência de apartamentos. Elas foram orientadas a sair da fila. A Caixa esclarece que apenas moradores que tiveram o apartamento alagado terão direito ao saque.

Em Itajaí, muita gente amanheceu ontem na fila que se formou em torno do Ginásio Gabriel Collares, no Bairro Vila Operária, para fazer o cadastramento que dá direito à retirada do FGTS. Cerca de 30 funcionários da Caixa atendem no local.

santa.com.br 
Confira em santa.com.br a lista oficial de ruas atingidas pela enchente em Blumenau e Itajaí. 

Veículo: Jornal de Santa Catarina
Edição: 12366
Editoria: Economia
Página:8

Comentar notícia