Inicia debate sobre a fusão

BLUMENAU – Vinte dias é o tempo que a Furb terá para discutir a incorporação à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A proposta da UFSC foi apresentada oficialmente para alunos, professores e funcionários na tarde de ontem pelo reitor da Furb, João Natel. A reunião deu início ao debate sobre os pontos da fusão à universidade federal.

Agora as discussões internas seguem até dia 28, quando está marcada uma nova reunião de debate. Depois disso é que poderá ser chamada a reitoria da UFSC para tirar dúvidas e incrementar o projeto.

Natel garante que não há mais preocupação com o prazo para encaminhamento do projeto da fusão das universidades ao governo federal através do Ministério da Educação. Segundo o reitor da Furb, houve entendimento do Mec de que o assunto precisa ser bem debatido antes de formalizar o modelo de incorporação.

Desde o anúncio oficial da federalização pela presidente Dilma Rousseff (PT), feito dia 16 de agosto, o prazo estipulado pelo Ministério era de 30 dias, depois houve a prorrogação por mais 30 e agora caiu por terra qualquer limite.

– Não podemos demorar muito, mas também não precisamos correr no debate. O processo de incorporação é novo, temos muitas coisas para definir- disse o reitor.

O modelo de fusão foi apresentado pela primeira vez pela UFSC no dia 27 de outubro, apontando inicialmente duas listas com 11 cursos de graduação. A ideia é iniciar as aulas no segundo semestre de 2012.

Durante a reunião de ontem as principais preocupações dos professores foram relacionadas à transferência dos docentes à União e ao futuro da Furb, levando em consideração a abertura de vagas pela federal. Esses devem ser os pontos centrais de discussão daqui para adiante.

As dúvidas vieram depois de dados apresentados pelo coordenador de Planejamento da Furb, Pedro Paulo Wilhelm. Ele avaliou questões técnicas da incorporação.

O reitor admitiu que as dúvidas da maioria dos professores, alunos e funcionários movimentarão a discussão que está por vir nos próximos dias.

– Esses estão entre os grandes nós a serem desatados- disse Natel. 

Veículo: Jornal de Santa Catarina
Edição: 12369
Editoria: Política
Página: 5

Comentar notícia