Governo anuncia nova proposta

O governador Raimundo Colombo (PSD) anuncia hoje medidas para a política salarial do funcionalismo público do Estado. Ele passou o feriado estudando alternativas junto com o vice-governador Eduardo Pinho Moreira (PMDB). Há expectativa da apresentação de uma proposta de reajuste unificado para as diversas categorias de servidores.

As simulações de cenários com diferentes reajustes aos servidores foram feitas por técnicos das secretarias da Fazenda e da Administração e apresentadas ao governador pela equipe do chamado Grupo Gestor – integrado pelos secretários Milton Martini (Administração), Nelson Serpa (Fazenda), Derly Anunciação (Comunicação) e pelo procurador-geral do Estado, João dos Passos Martins.

Na tarde de ontem, enquanto Colombo estudava as alternativas a serem apresentadas hoje, a ordem era não adiantar informação antes da coletiva convocada para hoje, às 14h15min, na Casa da Agronômica, quando o governador deverá fazer o anúncio da proposta.

As medidas devem atingir 128 mil funcionários – 87 mil ativos e 41 mil inativos -, de acordo com dados da Secretaria de Administração. Atualmente, cada categoria faz suas reivindicações em separado e há 38 pedidos diferentes de reajuste protocolados na Secretaria. Neste ano, o governo passou por negociações com os professores e só conseguiu entrar em acordo depois de uma greve de 62 dias. Nos últimos dias, o Executivo vem sofrendo pressão dos policiais civis, que também querem melhorias salariais.

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual (Sintespe), Antonio Luiz Battisti, durante a gestão de Luiz Henrique da Silveira (PMDB), nos últimos oito anos, nenhuma categoria tinha data-base para apresentar suas reivindicações, e o govenador substituiu a política salarial por uma política de abonos.

– Neste ano, pela primeira vez nos últimos 10 anos, o Sintespe sentou em uma mesa de negociação transparente – afirmou o presidente do sindicato.

Battisti disse que participou de uma reunião com o secretário Martini e ele afirmou que o governador vai encaminhar à Assembleia Legislativa um projeto para estabelecer o mês da data-base. A unificação da data-base para as categorias é mais uma medida que deve ser anunciada hoje pelo governador e, possivelmente, colocada em prática a partir do ano que vem. 

Veículo: Diário Catarinense
Edição: 9358
Editoria: Política
Página: 11
Jornalista: Mayara Rinaldi (mayara.rinaldi@diario.com.br)

Comentar notícia