GREIFSWALD – A Universidade de Greifswald, no nordeste da Alemanha, mostrou ontem, 17 de novembro, o interesse em firmar parceria com a Universidade Regional de Blumenau (FURB) para a aceitação de alunos da região do Médio Vale do Itajaí. Na ocasião, o reitor do decano da faculdade de Medicina, professor doutor Stefan Seiberling, apresentou um estudo à delegação da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI), no qual explica a viabilização de cooperação em determinadas áreas do conhecimento.
Conforme o estudo, as áreas que pode haver maior cooperação são Medicina, Ciências Naturais e Ciências Sociais, porém o interesse da universidade está essencialmente voltado em pesquisas nas áreas de ecologia e natureza. "Embora tenhamos algumas áreas de interesse, estamos abertos a novas sugestões e metodologias de pesquisa" explica o professor Stefan.
O professor salientou ainda que a universidade já está realizando um estudo no Vietnã sobre medicina infecciosa, e esta pesquisa também poderá ser aplicada ao Brasil.
O reitor da FURB, João Natel, disse estar otimista com a proposta e vislumbra futuras parcerias. Segundo ele, uma alternativa para a viabilização deste projeto é através do programa brasileiro Ciências Sem Fronteiras, do governo federal, o qual busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio de alunos da graduação e da pós-graduação.
"A FURB está aberta a qualquer tipo de cooperação, mas para tanto também devemos trabalhar na divulgação das alternativas de acesso ao programa, como também melhorar a barreira do idioma", salienta.
Acordo em medicina comunitária
Durante a reunião, professores pesquisadores da universidade apresentaram à comitiva a intenção de realizar, por meio de acordo bilateral, estudo sobre a influência de fatores de risco que causam doenças na população. Como a pesquisa já vem sendo aplicada na região da Pomerania desde 1997, o objetivo é realizá-la também na região do Médio Vale, que possui muitos imigrantes pomeranos, a fim de comparar as informações de pessoas com a mesma identidade genética e analisar se fatores como clima, alimentação e qualidade de vida interferem nos fatores de risco.
O diferencial do SHIP – nome do estudo que significa em português "Estudo da Saúde em Pomerania" – é que ele é mais completo, capaz de fornecer uma visão geral e não somente está focado em uma área específica. Segundo o professor Stefen o objetivo geral é avaliar a quantidade e influência dos fatores de riscos na população como causadores de doenças. "Este é o único no mundo que faz o estudo do corpo todo e por isso está conseguindo importantes publicações" explica.
Além disso, o professor destaca a credibilidade da pesquisa deve-se também à fidelidade do método de aplicação e protocolo, que garante o controle e generalidade. Stefen destaca ainda que a universidade já foi chamada pelo governo da Alemanha para realizar o estudo com toda a população do país na tentativa de prolongar a expectativa de vida dos cidadãos.
O reitor da FURB, João Natel, declara que a universidade está na expectativa pelas tratativas que viabilizem a parceria na região entre as duas universidades, de modo que tal estudo possa ser reproduzido no Médio Vale e que também possa contribuir para o esclarecimento de outras questões pertinentes à região.
Sobre a universidade
Fundada em 1456, a Universidade de Greifswald é a terceira mais antiga da Europa e a segunda na Alemanha. Nela estudaram personagens célebres que contribuíram para o desenvolvimento de Blumenau, como o naturalista Fritz Müller e o engenheiro-geodésico e cartógrafo Emil Odebrecht.
Atualmente, a universidade possui 12 mil estudantes – destes 558 são estrangeiros – e cerca de 5 mil funcionários.
Data: 18 de novembro de 2011
Veículo: Furb