BLUMENAU – A integração dos ônibus intermunicipais com o transporte coletivo de Blumenau foi novamente prorrogada. O sistema, previsto para entrar em operação dia 15, passou para 1º de fevereiro. Esta é a quinta alteração. A previsão inicial indicava o dia 10 de abril de 2011 como data para a instalação do sistema.
Segundo o Seterb, o pedido de alteração foi feito pelo Departamento de Transportes e Terminais (Deter), que recebeu na terça-feira a minuta do contrato de integração da comissão formada por quatro empresas intermunicipais e o consórcio Siga. Para ser efetivado, é preciso a homologação por parte do Deter.
O presidente do Seterb, Rudolf Clebsch, alega que a falta de infraestrutura foi o principal motivo das prorrogações:
– Precisávamos dos corredores da área central prontos para implantar o sistema. Como só falta a conclusão da segunda parte da Rua São Paulo, já é possível integrar.
Primeiras linhas a integrar serão Belchior, Luís Alves e Baú
A partir do dia 1º de fevereiro, os ônibus das cidades vizinhas que circulam no Centro vão deixar os passageiros nos terminais urbanos. Assim, eles poderão usar as linhas urbanas para se deslocar pela cidade. A integração não vai afetar o preço das passagens. O presidente do Siga, Humberto Sackl, diz que, por enquanto, a cobrança da passagem será feita em dinheiro, mas as empresas intermunicipais estão comprando os equipamentos para implantar a bilhetagem eletrônica.
– Inicialmente, haverá um guichê separado nos terminais para esses passageiros. Quando todos os ônibus tiverem o sistema de bilhetagem, eles farão uso do cartão Siga Metropolitano – explica.
As primeiras linhas a integrar o sistema serão Belchior, Luís Alves e Baú. Fichas de cadastro estão sendo distribuídas para os passageiros que queiram adquirir o cartão. O modelo de integração será o primeiro no Estado. Com o sistema, cerca de 300 horários de circulação feitos pelas empresas vão deixar de passar pelo Centro.
Veículo: Jornal de Santa Catarina
Edição: 12426
Editoria: Geral
Página: 18