OPINIÃO: Estamos no rumo certo

Tenho a oportunidade de fazer parte da equipe da Secretaria de Estado da Defesa Civil, formada para acompanhar e implementar a execução do grande projeto de prevenção e mitigação de desastres da bacia do Vale do Rio Itajaí-Açu. Nessa atividade, tenho encontrado profissionais dedicados e convencidos de que o projeto será verdadeiramente executado. Tanto o governo federal quanto o estadual têm demonstrado forte convicção de que as propostas apresentadas serão realizadas. Pois acreditam que esse projeto é solução importante para as questões de enchentes da região.

Os valores financeiros envolvidos são consideráveis, os projetos e licenças ambientais estão sendo tratados de forma muito criteriosa e, por mais que as ações estruturais levem cerca de oitos anos para serem finalizadas, o sistema vai iniciar pela criação de um centro de monitoramento geoclimático do Vale, propiciando o alerta em tempo eficaz, para as instituições de Defesa Civil e para os moradores da região. Ação essa tão importante para amenizar as resultantes nocivas dos desastres que há tantos anos nos fazem vítimas.

Enquanto minha posição profissional permitir, companharei e colaborarei com o desenrolar desse histórico projeto. Todos nós acreditamos que estamos no rumo certo, na direção de encontrar um ponto de equilíbrio entre o homem e a natureza, na busca de um estilo de vida sustentável, com qualidade e muito mais segurança. 

Veículo: Jornal de Santa Catarina
Edição: 12436
Editoria: Geral
Página: 16
Autor: Aldo Baptista Neto, diretor da resposta a desastres da Secretaria de Estado de Defesa Civil

Comentar notícia