Colombo dá início à troca de secretários

FLORIANÓPOLIS – O troca-troca no colegiado do governo estadual começa a ganhar um desenho definido. Uma mudança já foi concretizada do secretário Derly Anunciação na Casa Civil e alterações em outras seis pastas devem se confirmar nas próximas semanas (veja tabela).

Na Casa Civil, o governador Raimundo Colombo (PSD) vai passar ao novo secretário uma missão de acompanhar as obras do governo. De acordo com o vice Eduardo Pinho Moreira (PMDB), Derly foi chamado por causa do perfil:

– Ele é pragmático e objetivo. Derly terá um papel muito importante, teremos um governo mais ágil.

Nessa condição, o foco da pasta seria mais administrativo que político, diferentemente do que ocorre atualmente. O trabalho de articulação do governo seria feito pelo secretário Gelson Sorgato (Articulação Estadual). Mas para o líder do governo na Assembleia, deputado Elizeu Mattos (PMDB), responsável no Legislativo pelos contatos com o Executivo, é importante que a Casa Civil mantenha a ponte com os parlamentares.

Além da mudança de função de Derly, nomes indicados pelo PMDB nas secretaria de Saúde e Articulação Nacional também serão trocados. Acélio Casagrande (Articulação Nacional) foi convidado por Colombo para ser secretário adjunto na Saúde e seu lugar deve ser ocupado pelo ex-deputado João Matos.

Na cota de indicações do PSDB, é certo que dois secretários deixarão o governo. O que ainda está indefinido são as substituições e a forma como o partido será compensado pela saída dos dois nomes. Marco Tebaldi (Educação) e Serafim Venzon (Assistência Social, Trabalho e Habitação) devem desembarcar do governo nas próximas semanas. Uma das aspirações dos tucanos com o troca-troca é ficar com a pasta de Turismo.

AS MUDANÇAS

Confira as articulações:

Casa Civil

Derly Anunciação assumiu a pasta no lugar de Luciano Veloso Lima

Saúde

Acélio Casagrande, atual secretário de Articulação Estadual, está acertando os últimos detalhes para assumir o cargo

Turismo

Cesar Souza Junior sai para disputar as eleições na Capital. O PSDB tem interesse na pasta

Articulação Estadual

João Matos ainda não foi convidado oficialmente, mas se dispôs a comandar a pasta quando Casagrande sair

Educação

Marco Tebaldi deve sair

Assistência Social

Serafim Venzon deve sair

Veículo: Jornal de Santa Catarina
Edição: 12446
Editoria: Política
Página: 4

Comentar notícia