O secretário estadual de Defesa Civil, Geraldo Althoff, participou segunda-feira (13) da assembleia geral da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi). No encontro, o chefe da pasta falou sobre os avanços na prevenção de catástrofes climáticas em Santa Catarina. Os prefeitos da região aproveitaram a oportunidade e reivindicaram mais rapidez nas ações de proteção.
A vinda do secretário a Blumenau foi aguardada pelos prefeitos para explicar às lideranças a situação da região. No início do discurso, Althoff ressaltou que em um ano as coordenadorias de Defesa Civil estarão consolidadas e que elas foram criadas para apoiar os municípios. "O primeiro passo para a prevenção vai ser dado nos dias 23 e 24, com a assinatura dos editais de licitação dos projetos", garantiu. O prefeito de Brusque, Paulo Eccel, lembrou que os editais ainda são para os projetos e não para a execução.
Na avaliação do secretário, a prioridade para o governo estadual é sempre a retenção, seguida pelo escoamento e pelo monitoramento. Nos próximos dias, o governador deve assinar o edital para um novo sistema de monitoramento e alerta do nível dos rios na região do Médio Vale. "São ações realmente importantes que vão beneficiar todos os municípios do Vale do Itajaí", destacou Althoff.
Apoio da Furb
A definição dos papeis de cada cidade na prevenção também foi discutida. O reitor da Furb, João Natel, pediu um posicionamento ao secretário para evitar desencontros de informações. O prefeito de Pomerode, Paulo Pizzolatti, pediu que a estrutura da Furb seja valorizada no processo, em função dos serviços já prestados pelo Centro de Operação do Sistema de Alerta (Ceops). "O governo será pró-ativo e deverá buscar junto à Epagri o encaminhamento desse tema", respondeu Althoff.
O prefeito de Indaial, Sérgio dos Santos, cobrou melhor aplicação dos recursos. Segundo ele, os municípios fazem um projeto, orçam e o governo do estado às vezes executa outra obra que não era prioridade. "Precisamos aproveitar ao máximo a verba", ressaltou.
Veículo: Jornal Folha de Blumenau.
Edição: 493.
Editoria: Política.