Radar meteorológico vai emitir alertas de enchente por celular e computador

A presença do governador Raimundo Colombo em Blumenau marca o lançamento de um plano de ações para prevenir enchentes. Ontem, durante a visita, o governador assinou o edital de licitação para compra de um radar meteorológico.

O equipamento será instalado em uma montanha entre Santa Cecília e Rio do Sul e operado pela Epagri/ Ciram. A entidade terá uma estrutura permanente com técnicos e meteorologistas que vão operar o equipamento. O sistema emite alertas tanto pelo computador quanto pelo celular avisando sobre tempestades de granizo e eventos mais severos, como enchentes com até três horas de antecedência. O investimento para a compra do radar é de R$ 8 milhões. As informações são do gerente de monitoramento e alerta da Secretaria estadual de Defesa Civil, Frederico de Moraes Rudorff.

Plano prevê barragens e obras em ribeirões

Segundo ele, o radar é uma torre, semelhante a uma antena, que gira e faz uma varredura dos diferentes níveis da atmosfera. A abrangência da vigilância é de 400 quilômetros. Além da torre, serão adquiridos softwares instalados em diferentes máquinas para acesso dos operadores da Defesa Civil através de senha. Conforme Rudorff, no Brasil não existem empresas fabricantes do equipamento, por isso a licitação será aberta para fabricantes internacionais. Radares semelhantes são usados pela Aeronáutica Brasileira, já funcionam no Paraná e estão sendo adquiridos em São Paulo e Rio de Janeiro.

O plano ainda contempla obras como a sobrelevação das barragens, construção de comportas e diques, melhorias no Rio Itajaí-Mirim, prevenção de deslizamentos em rodovias, construção de sete barragens de pequeno forte e uma de médio porte em Botuverá. A segunda parte do plano conta com obras nos canais de Taió, Rio do Sul, Ilhota, Blumenau, Timbó, nos ribeirões Garcia e Velha e melhorias na operação das hidrelétricas de Rio Bonito e Pinhal. A previsão do governo do Estado é concluir todas essas obras em cinco anos.

Hoje, Colombo vai a Rio do Sul para assinar um edital para contratação de projetos para sobrelevação das barragens de Taió e Ituporanga.

Veículo: Jornal de Santa Catarina
Edição: 12461
Editoria: Política
Página: 4

Comentar notícia