BLUMENAU – O reitor da Furb João Natel emitiu nota de esclarecimento, ontem, informando que a Universidade Regional de Blumenau (Furb) não participou da elaboração da proposta acadêmica do campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Blumenau, protocolada no Ministério de Educação (MEC) em dezembro. O texto da reitoria foi redigido ontem, no final da manhã, em repercussão à reportagem publicada pelo Santa detalhando o projeto de implantação da Federal no Vale do Itajaí.
A reportagem informou que as duas universidades apresentaram a proposta juntas ao MEC, em dezembro – a cerimônia contou com as presenças dos reitores da Furb e da UFSC, Alvaro Prata. "A proposta atende exclusivamente aos critérios da UFSC, incluindo a relação dos cursos de graduação", esclarece Natel.
Na nota divulgada ontem, Natel reforça ainda que "a reitoria tem defendido a necessidade de propor alterações que contemplem o que foi deliberado pelo Conselho Universitário da Furb". Em setembro do ano passado, o Conselho da universidade blumenauense definiu prioridades como a incorporação total da Furb pela UFSC em um prazo de 36 meses, incluindo a cedência dos professores e servidores e também do patrimônio da Furb, além da absorção dos atuais alunos. Porém, nenhum dos itens consta na proposta protocolada no MEC, à qual o Santa teve acesso.
De acordo com o documento oficial, a UFSC ofertará 6,3 mil vagas de ensino superior público no campus de Blumenau até 2020. Veja no gráfico acima a distribuição dos cursos por área de conhecimento. Na ilustração da reportagem publicada ontem pelo Santa havia um erro: não foram computadas as 1,5 mil vagas relativas ao Centro Sócioeconômico (CSE) existente na UFSC, que contempla cursos como Administração, Economia e Ciências Contábeis.
Dois grupos de trabalho estudam a incorporação
Outro ponto questionado pelo reitor na reportagem do Santa é a informação de que a proposta não contempla oferta de cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado). Segundo Natel, o projeto apresentado pela UFSC menciona o curso de Mestrado em Educação de Ciências e Matemática já na implantação do campus da UFSC. Porém, na página 10 do documento protocolado no MEC, consta apenas que a UFSC "manifestou interesse em realizar parcerias com o curso de Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática oferecido pela Furb". Não há, na tabela de estimativa de vagas e implantação de cursos, referência à oferta de mestrado.
O reitor afirma ainda na nota de esclarecimento que foram constituídos dois grupos de trabalho internos na Furb, um técnico e outro acadêmico, com a participação da prefeitura de Blumenau, que estudam a viabilidade da incorporação. E que a tomada de decisão quanto ao processo de incorporação é "uma prerrogativa do Conselho Universitário da Furb, com posterior deliberação do Legislativo e do Executivo municipais".
REUNIÃO NA UFSC |
Prevista para hoje, a primeira reunião do reitor da Furb, João Natel, com o Conselho Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi adiada para o próximo dia 13. A expectativa é que o projeto de implantação da Federal no Vale do Itajaí seja debatido no encontro |
Veículo: Jornal de Santa Catarina
Edição: 12464
Editoria: Política
Página: 4