Enchente semelhante intensificaria estragos

Se uma enchente similar à de setembro – com volume de chuva de 220 milímetros em dois dias na Bacia do Rio Itajaí, o rio atingindo 12,80 metros no Centro de Blumenau e com 11 municípios em estado de calamidade pública – atingisse o Vale novamente, os estragos seriam mais intensos, conforme estimativa do Ceops.

– Certamente os impactos seriam ainda piores porque os municípios não tiveram tempo de se reerguer. O que ocorreu com o Alto Vale é que eles ficaram 28 anos sem uma enchente de grande proporção. Eles se acomodaram e foram surpreendidos – analisa o diretor de reposta aos desastres da Secretaria de Estado da Defesa Civil, major Aldo Baptista Neto.

Em dezembro, decreto estadual instituiu 13 coordenadorias regionais de Defesa Civil. No Vale, Blumenau, Rio do Sul, e Itajaí terão coordenadores, que passaram por treinamento no início desta semana para capacitar e orientar as cidades menores da região a criarem os núcleos municipais de Defesa Civil. Eles terão a tarefa de assessorar os municípios sobre os processos de criação de uma coordenadoria, o contato com a comunidade e a criação de planos de contingência. Segundo Neto, a intenção é habilitar pelo menos um coordenador da Defesa Civil para atuar em todas as 36 secretarias de Desenvolvimento Regional do Estado. 

Data: 9 de março de 2012
Veículo: Jornal de Santa Catarina
Edição: 12473
Editoria: Geral
Página: 12

Comentar notícia