Apesar do impasse, projeto executivo deve cumprir prazos previstos

Após duas mudanças no prazo para concluir o estudo executivo da duplicação da BR-470, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) confirmou, através da assessoria, sem citar a data de junho de 2012, prazo repassado anteriormente, que todos os esforços estão concentrados para concluir o projeto e para que na sequência seja possível o lançamento do edital de licitação de obras em 2012.

De acordo com a assessoria de comunicação do departamento, o licenciamento ambiental, que deve ser emitido pelo Ibama, tramita em paralelo à elaboração do projeto, o que não impede que o projeto executivo seja concluído antes da licença, pois nesta etapa não há mais interdependência.

O Dnit informa que o atraso na conclusão do projeto executivo ocorre devido à complexidade de desenvolvimento, pois compreende problemas de ordem geotécnica (solos de baixa resistência) e de ordem funcional (entender a demanda do tráfego, expansão das cidades, crescimento econômico-social dos municípios, atendimento de acessos e interseções com a rodovia).

Neste momento, o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) estão em aprovação pelo Ibama. A Licença Ambiental Prévia, segundo a assessoria, deve sair ainda este ano permitindo a contratação da obra definida no projeto executivo. 

Data: 23 de março de 2012
Veículo: Jornal de Santa Catarina
Edição: 12485
Editoria: Geral
Página: 12

Comentar notícia