BLUMENAU – O reitor João Natel apresentou ontem para o Conselho Universitário da Furb (Consuni) a proposta de adequação no projeto de um campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Blumenau, entregue ao Ministério da Educação (MEC) em dezembro. A proposta de incorporação, na qual a Furb seria absorvida gradativamente pela universidade federal, foi modificada e chegou-se ao modelo de tutoria. Desta forma, a Furb continuaria mantendo a personalidade jurídica e a autonomia na gestão acadêmica. A proposta foi aceita por unanimidade pelo Consuni.
Agora, o projeto deve ser encaminhado à UFSC para análise e aprovação. Depois que as duas universidades catarinenses chegarem a um denominador comum, o projeto segue para a aprovação no MEC. Ainda não há data prevista.
Segundo a Furb, no formato de tutoria, a UFSC funcionaria como uma professora da Furb, para ensiná-la a ser uma universidade federal, auxiliando na organização administrativa e acadêmica para atingir as mesmas metas das instituições federais de ensino superior. As primeiras vagas gratuitas, segundo o novo projeto, seriam para 15 cursos de licenciatura e três de mestrado voltados à formação de professores.
A partir da aprovação pelo MEC, tanto os alunos novos quanto os que já estão estudando teriam direito à gratuidade. A manutenção da universidade e o pagamento dos funcionários viria de convênios.
Data: 30 de março de 2012
Veículo: Jornal de Santa Catarina
Edição: 12491
Editoria: Política
Página: 4