BRASÍLIA – A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti (PT), falou ontem sobre o resultado da votação do Código Florestal na Câmara dos Deputados, quarta-feira. Na avaliação de Ideli, o texto aprovado pelo Senado era o melhor, foi uma construção de bom-senso e contou com a participação de deputados. A ministra reiterou o que foi dito mais cedo pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, que a presidente Dilma Rousseff deverá vetar trechos do texto aprovado pelos deputados.
– Ela já manifestou inúmeras vezes que aquilo que representar anistia não terá respaldo do governo. Então, qualquer questão que deverá ser interpretada ou na prática signifique anistia, eu acredito que isso tem grandes chances de sofrer o veto – disse Ideli.
Para a ministra, o texto que foi elaborado no Senado daria mais tranquilidade ao governo brasileiro nas negociações que ocorrerão na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio 20, em junho. Agora, segundo Ideli, será necessário aguardar as interferências que a presidente Dilma fará no novo código, por meio de vetos, para saber como ficará a situação do Brasil perante os outros países.
Data: 27 de abril de 2012
Veículo: Jornal de Santa Catarina
Edição: 12515
Editoria: Política
Página: 6