BLUMENAU – A divulgação das novas cotas de enchente no site da prefeitura deve demorar mais cinco meses. A previsão inicial é que elas estivessem disponíveis para a consulta da população na segunda semana de abril mas, devido a inconsistências, os níveis serão revisados pelo Centro de Operações do Sistema de Alerta (Ceops).
Na metade de outubro, o Ceops irá entregar à Defesa Civil a conclusão de todo o projeto, que abrange a revisão de cotas até 17 metros, a Carta-Enchente – usada para simular a área de inundação durante a enchente – e as rotas de fuga. A finalização do projeto estava prevista para metade de julho, mas, na semana passada, o Ceops pediu mais três meses à prefeitura. Também será entregue uma análise hidrológica mais profunda feita a partir da comparação das enchentes de 1983, 1992 e 2011, que servirá para entender a linha d'água e para saber se as cotas apuradas até o momento servirão para as futuras cheias, explica o engenheiro hidrólogo do Ceops e coordenador técnico do projeto de revisão de cotas, Ademar Cordero.
De acordo com o secretário de Defesa Civil, José Egídio de Borba, se ocorrer uma enchente em Blumenau antes da entrega final dos dados, a prefeitura divulgará o levantamento no site, imediatamente. Assim, os moradores poderão consultar os dados entregues em abril, ainda que com algumas incoerências. Para ajudar na medição das próximas cheias, na última semana de maio, a Epagri irá instalar réguas até 16 metros no pilar da Ponte Adolfo Konder, no Centro, e na Ponte Santa Catarina, no Bairro Itoupava Norte.
Uma discussão sobre o Novo Sistema de Alerta deve ocorrer dia 14 de junho, no auditório da Furb. No evento estarão presentes representantes da Defesa Civil do Estado e dos municípios do Vale do Itajaí, além de prefeitos. Em breve, as inscrições serão abertas à comunidade.
Serviço |
Ajude a fazer as cotas – Se a sua casa ainda tiver a marca do nível que a água atingiu nas enchentes de 1983, 1984, 1992 e 2011, ligue para o Ceops, no 3321-0555, e informe o endereço. Técnicos farão a medição para usar no estudo comparativo das cheias |
Data: 11 de maio de 2012
Veículo: Jornal de Santa Catarina
Edição: 12527
Editoria: Geral
Página: 15