O dia hoje deve ser de chuva intensa, com volumes que devem superar o previsto para todo o mês, principalmente entre Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte do Estado. A queda brusca da temperatura pode chegar a 6 ºC negativos no Planalto, segundo informações da Epagri/Ciram.
Os volumes de chuva previstos para a Grande Florianópolis, de 70 a 90 milímetros neste mês, podem ser alcançados ainda hoje. A mesma situação para Vale do Itajaí e Norte, onde pode chover entre 90 a 110 milímetros – todo o previsto para junho.
De acordo com o meteorologista Leandro Puchalski, os dados apontam volumes maiores no Paraná, por isso, a chance é de mais chuva para o Norte do Estado.
A Defesa Civil estadual trabalha com chances de alagamentos e deslizamentos nessas regiões. O gerente de monitoramento e alerta do órgão, Frederico Rudorff, ressalta que é importante acompanhar os níveis dos rios. Como deve haver escorregamento de terra, é preciso ficar atento a alguns sinais que indicam o movimento do solo, como trincas na casa, no muro, árvores inclinadas e barulhos. Nessas situações, é preciso deixar a moradia.
A chance de chuva diminui a partir de quarta-feira, com a chegada de uma massa de ar polar, que derruba as temperaturas. Elas ficam negativas na Serra. Com o frio, haverá formação de geada e gelo na pista das rodovias, o que também exigirá cuidado da população. Não há previsão de neve.
Até mesmo regiões que não costumam registrar temperaturas baixas, como Vale do Itajaí e Norte, sentirão a queda dos termômetros, que não devem passar dos 17 ºC. O frio intenso deve ir até sábado.
A Defesa Civil alerta para os cuidados que órgãos municipais precisam ter com os moradores de rua, que podem sofrer hipotermia. Apesar do frio intenso, é preciso evitar locais muito fechados para que não haja propagação do vírus da gripe comum e da gripe A.
Rudorff chama atenção ainda para o mar agitado. Com o frio também chegam ventos fortes de direção sul, com rajadas de 50 a 80 quilômetros, provocando ondas com picos de 2,5 a 3 metros de altura.
Data: 4 de junho de 2012
Veículo: Jornal de Santa Catarina
Edição: 12547
Editoria: Geral
Página: 16
Jornalista: Júlia Antunes Lourenço