Nascida no dia em que a presidente Dilma esteve no Vale do Itajaí e prometeu duplicar a BR-470, Jeniffer Mafra Lottin completa um ano sábado. A obra ainda não saiu do papel, mas a expectativa é que comece em fevereiro do ano que vem, exatamente pelo trecho onde mora a pequena blumenauense. O chamado lote 4, entre os Kms 57,7 – em Blumenau – e 73,1 – em Indaial, será o primeiro de um total de quatro a ter as pistas duplicadas. O anúncio foi feito pelo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, em 17 de maio. Para que as máquinas cheguem ao local, é preciso que o projeto executivo seja entregue em julho e a licitação ocorra em outubro.
Cerca de 15 quilômetros compreendem o lote 4 da BR-470, que começa na Rua Maringá, em Blumenau, e termina logo após a ponte sobre o Ribeirão Estradinha, em Indaial. Neste primeiro trecho, estão, pelo menos, seis dos 20 pontos que precisarão ser reformulados para a duplicação, conforme o Estudo de Impacto Ambiental concluído em março de 2011 (veja o mapa na página ao lado). Entre os gargalos, há pontes e cruzamentos. Além disso, as obras vão ocorrer em um trecho com trânsito urbano intenso e envolvem também a desocupação de casas e estabelecimentos comerciais, que serão indenizados.
Ao longo de toda a rodovia, há um conflito entre tráfego urbano e trânsito rápido, o que acaba se convertendo em acidentes. Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal, entre 2008 e maio deste ano, o trecho entre os Kms 57,5 e 73,2 contabilizou mais de 3 mil acidentes e 53 mortes.
Projeto não prevê trevos diretamente na rodovia
Especialista em trânsito, Emerson Luiz Andrade afirma que a mistura entre perímetro urbano e fluxo rodoviário precisa ser levada em conta na duplicação. Para ele, criar mais duas pistas sem acesso secundário ou para pedestres é inadmissível.
– Uma obra dessa envergadura não pode contemplar somente duas pistas a mais. É preciso que os moradores das imediações tenham segurança, como vias secundárias, viadutos e passarelas. Tem que conciliar, pois não dá para tirar as cidades das margens da rodovia – diz.
De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o projeto de duplicação da BR-470 não prevê trevos e interseções diretamente na rodovia. A proposta é criar viadutos, passagens subterrâneas e alças de acesso para evitar que a via federal tenha interferência no fluxo de veículos de áreas urbanas. O detalhamento completo de como ficará o lote 4 após a duplicação será divulgado em julho, com a conclusão do projeto executivo. (Colaborou Morgana Michels)
CRONOGRAMA DA DUPLICAÇÃO |
O lote 4 é o único que já possui datas previstas para a abertura da licitação e início das obras |
LOTE 4 |
Da Rua Maringá, em Blumenau, até Indaial |
Conclusão do projeto executivo: julho |
Abertura da licitação: outubro |
Início das obras: fevereiro de 2013 |
LOTE 3 |
Do Belchior/Blumenau até a Rua Maringá |
Conclusão do projeto executivo: |
agosto de 2012 |
LOTE 1 |
Do aeroporto de Navegantes ao limite de Luis Alves com Ilhota |
Conclusão do projeto executivo: |
setembro de 2012 |
LOTE 2 |
Do limite de Luis Alves com Ilhota até divisão entre o Belchior e Blumenau |
Conclusão do projeto executivo: |
dezembro de 2012 |
Fonte: Fonte: Secretaria de Articulação Nacional e Ministério dos Transportes |
Data: 9 de junho de 2012
Veículo: Jornal de Santa Catarina
Edição: 12552
Editoria: Geral
Página: 14
Jornalista: Tatiana Santos