Blumenau tenta ampliar vacinação

Diante do número elevado de contaminações e de mortes por gripe A em Blumenau – até ontem, eram 37 casos positivos e quatro óbitos – , a prefeitura pediu formalmente ao Ministério da Saúde a liberação de aproximadamente 200 mil doses da vacina para imunizar toda a população. O pedido também foi estendido para os outros 13 municípios da regional de saúde. Apesar do ministério não ter se posicionado até o momento, a expectativa do município é que a resposta seja divulgada nos próximos dias.

Após a solicitação formal à Brasília – a prefeitura não informou ontem quando o pedido foi feito – técnicos do Ministério da Saúde solicitaram informações aos 14 municípios, como número de pessoas internadas, casos confirmados, quantos doentes estiveram em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), principais sintomas constatados e dados demográficos da população. As informações foram tabuladas e encaminhados no início desta semana.

– O pedido inicial foi feito para Blumenau, mas, com o entendimento de que a doença não tem fronteiras, a solicitação foi estendida. Para isso, temos a participação direta da Regional de Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde neste processo – explica o diretor de Vigilância em Saúde, Eduardo Edir Weise.

Segundo a secretária de Saúde de Blumenau, Juliana Rigo, o pedido de 200 mil doses para a cidade levou em conta o número de 42 mil pessoas já imunizadas na Campanha Nacional de Vacinação e 40 mil em clínicas particulares da cidade. Blumenau também já garantiu 29 mil doses para doentes crônicos. Em toda a regional de Blumenau, cerca de 91 mil pessoas foram imunizadas na Campanha Nacional de Vacinação.

Para Weise, ainda não é possível prever qual será a resposta do Ministério da Saúde. Uma possibilidade é que as doses sejam concedidas somente para novas faixas etárias. Se as vacinas forem liberadas, elas serão remanejadas dos estados em que os municípios não atingiram a meta na campanha nacional, já que as doses possuem prazo de validade e, se não forem usadas, terão de ser descartadas.

Além de prevenir o contágio pela doença, o diretor da Vigilância Epidemiológica acredita que a extensão da imunização poderia ajudar a população a se sentir mais segura e diminuir a sensação de apreensão que tem levado centenas de blumenauenses a buscar as doses em clínicas particulares. Ele reforça, porém, que mesmo com a imunização é necessário seguir os cuidados básicos de higiene, que reforçam a proteção contra o vírus H1N1.

A reportagem entrou em contato ontem com o Ministério da Saúde, mas, até o fechamento da edição, não recebeu resposta sobre a demanda apresentada pelos municípios do Vale.

MUNICÍPIOS DA REGIONAL DE BLUMENAU

– Blumenau

– Indaial

– Timbó

– Gaspar

– Brusque

– Ascurra

– Apiúna

– Rodeio

– Pomerode

– Benedito Novo

– Doutor Pedrinho

– Rio dos Cedros

– Botuverá

– Guabiruba

 

HIGIENE RESPIRATÓRIA

Etiqueta da tosse e do espirro Confira como evitar a contaminação e disseminação do vírus da gripe comum e da gripe A

– Cubra a boca e o nariz com um lenço ao espirrar ou tossir

– Coloque o lenço usado no lixo

– Se não dispor de lenço, tussa ou espirre no antebraço, não em suas mãos, que são importantes veículos de contaminação

– Limpe as mãos depois de tossir ou espirrar, lavando-as imediatamente

– Lave as mãos com água e sabão frequentemente, secando-as com papel toalha

– Evite sair de casa quando estiver com sintomas de gripe

– Mantenha-se distante de locais com aglomerações de pessoas

 

FIQUE ATENTO

Sintomas de gripe comum

– Coriza

– Irritação na garganta

– Tosse

– Febre

– Dores musculares

O que pode caracterizar gripe A

– Piora dos sintomas de gripe

– Febre alta, superior a 38 oC

– Falta de ar

– Pacientes que sentirem esses sintomas devem procurar um médico nas primeiras 48 horas

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12556.
Editoria: Geral.
Página: 12.
Jornalista: Morgana Michels (morgana.michels@santa.com.br).