A Defesa Civil testou ontem à tarde a implantação da régua eletrônica na cabeceira da Ponte de Ferro, no Centro de Blumenau. Uma empresa blumenauense é responsável pela instalação do equipamento. O aparelho vai facilitar a medição do nível do Rio Itajaí-Açu, já que parte das réguas antigas foram levadas pela enchente de setembro de 2011.
O secretário da Defesa Civil, José Egídio de Borba, explica que será possível ver o nível de três formas: manualmente, por uma câmera que será instalada no prédio da prefeitura, e pelo computador, por meio de sensores que informarão a metragem da água.
Segundo Borba, o novo medidor será instalado em até 40 dias.
Em Timbó, a prefeitura e o Ceops fecharam um convênio para a elaboração do Plano de Gestão Contra Enchentes. O trabalho resultará em dois mapas: um de cota-enchente e outro de carta-enchente. O investimento é de R$ 130 mil. A previsão é que em oito meses os moradores comecem a receber a cartilha com o Plano Individual de Enchente, similar ao de Blumenau.
Para produzir o mapa das cotas, será feito inicialmente o levantamento de todos os cruzamentos e pontos baixos da cidade, baseado nas enchentes de 2011 e de 1992.
Data: 13 de julho de 2012
Veículo: Jornal de Santa Catarina
Edição: 12581
Editoria: Geral
Página: 12