BLUMENAU – Mais uma semana. Este foi o prazo solicitado pelo secretário executivo do Ministério da Educação, José Henrique Paim Fernandes, para dizer qual o melhor modelo jurídico e institucional para criar uma universidade federal em Blumenau, usando uma parceria entre Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Furb. O prazo foi solicitado por Fernandes através de um telefonema quarta-feira ao deputado federal Décio Lima (PT).
De acordo com o parlamentar, a demora na apresentação de uma solução estaria relacionada à greve dos professores das universidades federais, que já dura dois meses, e está mobilizando o próprio ministério e os reitores das faculdades, inclusive da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Décio relatou que o modelo já recebeu parecer jurídico do MEC e será encaminhado para avaliação na Secretaria de Educação Superior (Sesu), unidade do MEC responsável pela expansão do ensino superior.
João Natel, reitor da Furb, está aguardando posicionamento do MEC sobre o assunto. Afirmou que, desde a última reunião com o ministro Aloizio Mercadante, dia 10 de julho, nada avançou. Naquele encontro, o próprio ministro prometeu solução para a semana seguinte, prazo que se esgotou nesta quarta-feira.
A polêmica entre Furb e UFSC se estende desde o final do ano passado. Em dezembro, a UFSC protocolou no MEC uma proposta de incorporação. Este modelo foi rejeitado pela Furb, que apresentou uma nova proposta usando o modelo de tutoria, a qual foi rejeitada pela UFSC.
Data: 20 de julho de 2012
Veículo: Jornal de Santa Catarina
Edição: 12587
Editoria: Política
Página: 6