A regional de Polícia Civil de Blumenau – que abrange 12 cidades – vai receber até o fim de agosto 26 novos servidores, entre escrivães, agentes, um delegado e um psicólogo. Diferente do ano passado, quando Blumenau recebeu apenas um delegado, este ano a cidade ganhará o reforço de 12 agentes e três escrivães. A formatura dos novos policiais civis na Academia da Polícia Civil ocorre na terça-feira. No total, serão 327 formandos que serão distribuídos entre as diretorias em Santa Catarina.
Das regionais, Blumenau será a que mais receberá servidores. De acordo com o delegado Regional de Blumenau, Rodrigo Marchetti, esta é a primeira vez que o município fica em primeiro lugar na distribuição de efetivo. Entre os índices usados como critérios de distribuição dos servidores pela Delegacia Geral, em Florianópolis, estão a divisão de policiais por número de habitantes, o índice de produtividade dos agentes e a quantidade de crimes na região.
– Nossa deficiência em relação ao número de efetivo é uma das maiores do Estado, mas a produtividade é muito boa. Houve épocas em que não havia critérios, mas agora há, e Blumenau vai buscar o espaço que foi perdido anteriormente – afirma Marchetti.
Apesar do novo reforço, a quantidade de policiais – para a regional de Blumenau e também para o município – ainda está longe do ideal. Atualmente, Blumenau possui 78 policiais civis concursados – com a vinda dos novos 15 servidores, terá 93. Marchetti reconhece que o efetivo ideal teria de ser de 140 policiais. Já para a regional, o efetivo teria que dobrar para chegar ao número necessário. Hoje, são 137 policiais em todo o Médio Vale.
– Blumenau perdeu nos últimos meses seis escrivães, então só vamos repor metade do que foi perdido. Mas, com os novos agentes, o tempo de investigação irá diminuir e haverá mais gente na rua coibindo o crime – garante Marchetti.
Para outubro, está prevista a formatura de mais 94 policiais civis. A divisão para cada regional, porém, ainda não foi definida. A intenção da Delegacia Regional é conseguir pelo menos mais 10 profissionais para o Médio Vale, entre delegados e escrivães.
No total, até o fim de outubro o Vale do Itajaí vai ganhar 90 novos policiais. Além de Blumenau, estão previstos servidores para as regionais de Rio do Sul (12), Ituporanga (7), Itajaí (17), Brusque (14) e Balneário Camboriú (14).
Reforço (anexo 623).
Efetivo atual (anexo 624).
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12593.
Editoria: Segurança.
Página:
Jornalista: Morgana Michels (morgana.michels@santa.com.br).