Blumenau amplia índices no Ensino Fundamental

Blumenau ampliou índices na análise do Ensino Fundamental da rede estadual e municipal, com cinco escolas na lista das 100 melhor avaliadas no Estado. A cidade superou a meta de alcançar 5,3 nas séries iniciais e obteve 6,1, marca apontada como meta para 2017. No ranking de Santa Catarina ficou em 44º no ensino de 1ª a 4ª série. Quem se destacou foi a Escola Básica Municipal Professora Zulma Souza da Silva, na Velha, com nota 7,2. A cidade tem 31 escolas com notas acima de 6,0, meta do MEC para 2021 e comparada à realidade de países desenvolvidos. Nas cinco primeiras do ranking de Blumenau estão quatro escolas municipais, mas, na média geral, as notas mais altas foram obtidas por colégios estaduais.

Nas séries finais, da 5ª a 8ª série, os índices são mais tímidos nas redes do Estado e município, porém liderados pelas escolas municipais, que obtiveram nota 5,0. As escolas estaduais da cidade alcançaram 4,9, atingindo a meta estipulada pelo MEC para 2015, e superando os 4,6 de 2009. No ranking estadual, Blumenau ficou em 76º lugar.

Secretário de Educação de Blumenau, Osmar Matiola se diz satisfeito com os resultados obtidos, que vinha acompanhando desde os resultados da Prova Brasil (avalia o desempenho dos alunos do Ensino Fundamental). Matiola acredita que os índices são resultados do programa Alfabetização e Letramento, que desde 2007 mede a cada três meses a evolução individual dos alunos, para acompanhá-lo durante a idade escolar. Se os alunos atingirem as metas, os professores são recompensados com um bônus salarial.

– Todas as escolas municipais aumentaram a proficiência em Língua Portuguesa e somente duas tiveram uma leve queda nas notas de Matemática na Prova Brasil. Além disso, a taxa média de aprovação nas escolas municipais é de 95%, com picos de 98% – explica. 

Data: 15 de agosto de 2012
Veículo: Jornal de Santa Catarina
Edição: 12609
Editoria: Geral
Página: 10

Comentar notícia