UFSC e Furb selam acordo para ensino público

FLORIANÓPOLIS – Uma parceria firmada ontem entre a reitora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Roselane Neckel, e o reitor da Universidade Regional de Blumenau (Furb), João Natel, vai dar origem a terceira universidade pública federal de Santa Catarina. Blumenau vai ser sede da nova instituição. As outras duas estão em Florianópolis (UFSC) e em Chapecó (Universidade Federal Fronteira Sul).

Ainda não se definiu modelo e nem prazos, mas duas instituições ao menos alinharam o discurso sobre a implantação do ensino federal no Vale. O acordo, com aval da assessoria jurídica do Ministério da Educação (MEC), encerra a polêmica quanto à federalização, discutida desde agosto do ano passado, quando a presidente Dilma Rousseff anunciou a criação de um campus da UFSC em Blumenau.

A indicação da parceria pelo MEC reafirma o que havia sido dito em consultas anteriores: a possibilidade de incorporar uma instituição municipal por uma federal foi negada devido a impasses jurídicos que abririam precedentes. A estimativa é que cerca de 500 faculdades no país estejam na mesma situação.

– Estamos certos da construção dessa parceria que nos une a uma universidade respeitada como a Furb nos dando a possibilidade de expansão em uma importante região – disse Roselane.

A reitora da UFSC viajou ontem para Brasília, em busca do processo no qual o MEC apoia a parceria, ainda que não defina o modelo para criação da universidade. Até ontem, as reitorias tinham recebido apenas o ofício a respeito do processo.

Foi acertado ontem que três professores da Furb passarão a integrar a comissão da UFSC responsável por levantar potencialidades e demandas da região do Médio Vale. O grupo deveria indicar cursos e uma cidade para funcionamento. Agora, a comissão agrega os indicados para montar um cronograma de ações. O primeiro encontro será daqui a 10 dias.

O grupo irá levantar alternativas e sugestões sobre o modelo de parceria entre as universidades. Mas caberá aos conselhos universitários das duas entidades aprová-las. Ainda assim, o pensamento é de que não haverá retrocesso no que está decidido.

– Se depender da Furb, a UFSC poderá estar instalada em Blumenau em 2013. Aliás, gostaríamos que isso tivesse ocorrido em 2012 – brincou Natel.

O reitor explicou que, do ponto de vista legal, não existe chance de incorporação dos funcionários municipais pela UFSC. Mas isso poderá ocorrer por convênio, através de cedências. Natel defendeu que o novo modelo irá responder ao apelo de maior número de vagas públicas na região. 

Data: 30 de agosto de 2012
Veículo: Jornal de Santa Catarina
Edição: 12622
Editoria: Política
Página: 4
Jornalista: Ângela Bastos

Comentar notícia