A data da assinatura do edital de licitação para duplicação do primeiro lote da BR-470, entre Indaial e Blumenau, deve ser confirmada apenas no início da próxima semana. A indefinição está entre os dias 13 e 21 deste mês. A intenção dos responsáveis é aproveitar o compromisso oficial para lançar também o edital de duplicação da BR-280, no trecho entre São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul.
O deputado federal Décio Lima adianta que as assinaturas dos editais serão feitas em dois atos – um em Blumenau e outro em Jaraguá do Sul. Segundo ele, estão confirmadas as presenças do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e da ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti. "É um sonho atrasado que está se materializando", avalia o parlamentar.
Reivindicação antiga da população, a duplicação da BR-470 é considerada fundamental para garantir mais segurança aos motoristas e para fortalecer o escoamento da produção industrial da região de Blumenau. A execução da obra foi dividida em quatro lotes e terá como ponto de partida o trecho entre o km 57,7, em Blumenau, e o km 73,1, em Indaial. O custo da duplicação será de R$ 1,7 bilhão. Os recursos virão do governo federal, por meio da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).
Depois de vários anos de espera, em 2007 a duplicação foi incluída no PAC, medida que culminou com os estudos de viabilidade técnica e de impacto ambiental, concluídos em 2011. Também no ano passado, a presidente Dilma Rousseff prometeu a realização da obra em discurso no lançamento de residenciais do programa Minha Casa, Minha Vida, no Passo Manso.
O lançamento do edital de duplicação demorou mais do que o esperado também em função de entraves surgidos em análises do Ibama, que motivaram intervenções do Ministério Público Federal.
Número de vítimas
A BR-470 tem 472,1 quilômetros de extensão, entre Navegantes, no Litoral Norte catarinense, e Camaquã, no Rio Grande do Sul. É considerada a principal ligação do Planalto e Oeste de Santa Catarina ao Litoral. O fácil acesso ao Porto de Itajaí e ao Aeroporto de Navegantes torna a duplicação necessária para impulsionar a economia da região. Nos últimos 12 anos, a rodovia foi responsável pela morte de mais de 1,3 mil pessoas. Somente em 2011, o número de óbitos chegou a 164.
O projeto de duplicação da BR-470 foi dividido em quatros lotes: Lote 1, entre Navegantes e a BR-101, Lote 2, entre a BR-101 e Ilhota, Lote 3, de Ilhota ao limite de Gaspar com Blumenau, e o Lote 4, até Indaial.
Veículo: Jornal Folha de Blumenau.
Edição: 522.
Editoria: Geral.
Página: 11.