O reitor da Furb, professor João Natel Pollonio Machado, e a reitora da UFSC, professora Roselane Neckel, se reuniram na última quarta-feira (29) no gabinete da reitoria em Florianópolis para definir o acordo de cooperação entre as duas Instituições, buscando a oferta de ensino superior público e gratuito em Blumenau.
Foi definida a criação de um grupo de trabalho, composto por quatro professores da UFSC e três da Furb, para avaliar os materiais produzidos até agora e discutir o processo enviado pelo Ministério da Educação, que deve estar disponível esta semana. O grupo de trabalho deve se reunir na segunda semana de setembro, com um prazo de 30 dias para a conclusão dos trabalhos.
Segundo o professor João Natel, é mais um passo no estabelecimento da parceria entre as duas universidades. "Queremos avançar no diálogo, para encontrar uma fórmula que atenda ao anseio das duas instituições", disse o professor Natel.
Soberania
Para a professora Roselane Neckel, a proposição de parceira deve necessariamente ter o amparo da legalidade, entendendo que a UFSC tem autonomia para suas decisões, mas que não tem a soberania para fazer o que quer. "Todas as decisões tomadas devem ser aprovadas nos Conselhos Universitários", disse ela.
Participaram também da reunião a vice-reitora da UFSC, professora Lúcia Martins Pacheco, o secretário Especial de Aperfeiçoamento Institucional da UFSC, professor Airton Seelaender, o procurador-geral da Furb, professor César Wolf, o representante do Comitê Furb Federal, professor Clóvis Reis, e o presidente do Sinsepes, professor Ralf Marcos Ehmke.
Veículo: Jornal Folha de Blumenau.
Edição: 521.
Editoria: Geral.
Página: 16.