Blumenau terá audiência para debater parceria com a UFSC

BLUMENAU – Está prevista para novembro uma audiência pública para debater a parceria entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Furb. A notícia saiu de uma audiência entre integrantes do Comitê Pró-Federalização e o chefe de gabinete da reitoria da universidade da Capital, Carlos Antonio Vieira. O encontro terá o objetivo de dar espaço à comunidade blumenauense expressar o que espera da implantação do ensino gratuito federal na cidade.

A reunião ocorreu ontem, em Florianópolis, e contou também com a participação da pró-reitora de Planejamento e Orçamento, Beatriz Paiva. Cerca de 40 pessoas, entre professores, estudantes, representantes sindicais e integrantes da comunidade externa, foram ao campus da UFSC pedir apoio à parceria. Visitaram o Diretório Central de Estudantes (DCE) e outros grupos que integram o conselho universitário. Entregaram uma carta aberta falando do anseio de Blumenau por uma universidade federal. Também fizeram uma marcha pelo campus, distribuindo panfletos. Ainda não foi definida a data da audiência.

O coordenador do comitê, Clóvis Reis, disse que saiu da atividade com esperanças pela parceria entre a Furb e a UFSC. Explicou que o chefe de gabinete deu indícios de que o esboço do termo de cooperação repudiado em plenária do comitê não será executado. O documento dizia que cabe à universidade federal selecionar os alunos e escolher os docentes. À Furb caberia oferecer condições materiais adequadas para instalação e execução dos cursos, inclusive disponibilizando salas de trabalho em boas condições para pesquisa, extensão e ensino.

– Voltamos motivados porque poderemos discutir melhor essa parceria – afirmou Reis.

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12659.
Editoria: Política.
Página: 8.