Definidos locais dos novos postos da PRF

BLUMENAU – A Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Santa Catarina divulgou ontem à tarde onde serão construídos dois novos postos de fiscalização na BR-470.

Em Blumenau, a unidade operacional que atualmente fica no Km 53 da BR-470, será transferida para o Km 13 da rodovia, em Indaial. Já o posto de Itajaí, localizado no Km 123 da BR-101 será refeito em Navegantes, no Km 13 da BR-470. A construção das novas unidades está associada às obras de duplicação da BR-470, que terá editais dos lotes 1, 2 e 4 lançados até dezembro de 2012. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a partir da escolha da empresa ou do consórcio que executa a obra, são contados quatro anos para a entrega.

O chefe da Comunicação da PRF, Luiz Graziano, explica que a substituição das unidades existentes é para melhorar a estrutura de atendimento e aproveitar o embalo da ampliação de pistas.

Entre as justificativas para a mudança do posto de Blumenau, estão a abrangência restrita, que não inclui o fluxo de Rio do Sul, e a localização em área de intensa urbanização. Graziano assegura que Blumenau não será prejudicada com a mudança, uma vez que o posto em Indaial servirá como base para a circulação dos carros.

Apesar do posto de Itajaí ter sido inaugurado há dois meses, o chefe de comunicação da PRF garante que não há desperdício, uma vez que a nova unidade deve demorar pelo menos três anos para ficar pronta. Além disso, outra vantagem do posto em Navegantes é a localização, na beira da BR-470.

De acordo com Graziano, o custo das novas unidades é incluído no preço da duplicação. Cada unidade deve custar R$ 2,2 milhões. Segundo o Dnit, Navegantes faz parte do lote 1 e Indaial, do lote 4 e os detalhes do projeto das unidades, ficam por conta da PRF. Além dos postos na BR-470, novas unidades da PRF serão feitas no Km 38 da BR-280, em Araquari e em Timbé do Sul, na BR-285.

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12668.
Editoria: Geral.
Página: 13.