BLUMENAU – O consórcio Momento/Conpasul/Iccila venceu a concorrência para duplicar o lote 3 da BR-470, entre Gaspar e Blumenau. A escolha foi feita sexta-feira, na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit), em Florianópolis, pelo Regime Diferenciado de Contratações (RDC).
Participaram da disputa 15 consórcios e empresas, sendo que o vencedor orçou em R$ 140,6 milhões o custo da obra.
A próxima etapa é a análise dos documentos de habilitação e proposta orçamentária do grupo vitorioso para publicação dos resultados no Diário Oficial da União.
A expectativa do órgão é assinar a ordem de serviços no primeiro trimestre de 2013. A duplicação da BR-470 ainda conta com outros três lotes. Dois devem ser licitados até o fim deste ano e o último, até março. No total, são 74 quilômetros de rodovia entre Navegantes e Indaial. Assim que for dada a ordem de serviços, a duplicação tem quatro anos para ser concluída.
A licitação foi feita pelo RDC, tipo de concorrência mais ágil que é usada para obras da Copa do Mundo de 2014, da Olimpíada e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no qual está inserida a duplicação. Dois concorrentes registraram o interesse de entrar com recurso: a empresa Setep e o Consórcio Conterra/Soem. Após a homologação ser publicada no Diário Oficial da União (DOU), eles têm cinco dias para entrar com recurso.
Das participantes do consórcio vencedor, a Conpasul e a Iccila têm sedes na cidade de Estrela, no Rio Grande do Sul, e a Monumento fica em Curitiba, Paraná.
Atualmente essas empreiteiras fazem outras obras em rodovias federais. Junto com a Cotrel, as três são responsáveis pela duplicação de 34 quilômetros da BR-386, entre Tabaí e Estrela, no Rio Grande do Sul. A Iccila e Monumento também executam a pavimentação de 18,7 quilômetros da Estrada Boiadeira (BR-487), entre os municípios de Cruzeiro do Oeste e Tuneiras do Oeste, no Paraná.
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12696.
Editoria: Geral.
Página: 27.
Jornalista: Roberta Kremer (geral@santa.com.br).